Tuesday, 15 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Rodrigo Dionisio

REALITY SHOWS

"Peneira pré-histórica", copyright Folha de S. Paulo, 11/05/02

"O porão de uma casa no bairro de Moema, São Paulo, acolhe uma ?fábrica de talentos? musicais revelados aos sábados na TV. Lá funciona a produtora Luar, responsável pelo ?Programa Raul Gil?, da Record. De seu quadro de calouros, ?Quem Sabe Canta, quem não Sabe Dança?, desde março do ano passado já saiu uma série de novos cantores e cantoras, cujos discos lançados atingem marcas invejáveis de vendas. De quebra, a audiência da atração incomoda frequentemente a líder TV Globo, que, no horário, exibe o ?Caldeirão do Huck? e o ?reality show? ?Fama?, que também se propõe a revelar novos talentos da música. ?E o programa é feito aqui, no porão mesmo?, brinca Arnaldo Leonette, o maestro Gino. Ele e Danilo Galvão, produtor do ?Quem Sabe Canta?, escolhem quem vai ao ar. Os testes acontecem às sextas-feiras. ?O que interessa é o valor musical. Não importa se é bonito, alto, baixo, branco ou negro. A prioridade é a musicalidade?, afirma Gino, quando questionado sobre os critérios de seleção. Para Galvão, outro ponto observado é a humildade. ?Se bancar a estrela aqui no teste, imagina quando estiver no programa ou conseguir gravar um disco? Não dá.?

Candidatos ?Canto profissionalmente há 20 anos, e esta é uma oportunidade única. O sonho de todo cantor é fechar contrato com uma boa gravadora e ficar conhecido?, diz Eliseu Bhering, 31, um dos candidatos que participaram dos testes do último dia 3. Ele é um dos 8.000 inscritos em fevereiro deste ano para uma chance diante de Danilo e Gino (e, depois, do apresentador Raul Gil). Outra candidata, Luciana Campeti, 24, acredita que estar no programa já ajuda. ?Canto desde os sete anos. Faço voz e violão em bares e ficar mais conhecida abre portas.? A maioria dos calouros -80%, segundo o maestro Gino- é formada por artistas como Campeti, profissionais com algum tempo de carreira em busca de espaço. O carisma de Raul Gil também seduz. A candidata Bethyane da Silva Alves, 20, descreve o apresentador como ?um paizão que dá oportunidade para você ser quem é de verdade no programa dele?. Para Juralia Soares de Moraes, 19, essa ?imagem verdadeira passada pelo programa? conta muito. ?Em outros canais, fica a impressão de que só querem alguém bonitinho.? Ela diz ter participado da seleção para ?Popstars?, do SBT. Quando foi eliminada, já fazia parte de um grupo com 300 meninas, selecionadas a partir de 6.000 inscritas. Até o final da atração, restarão cinco escolhidas para formar um conjunto musical. Angela Maria Lima, 21, é outra candidata do ?Quem Sabe Canta? que também diz ter participado da seleção para a atração do SBT. ?Aqui, a gente pode mostrar o talento de verdade. Lá, com tanta gente, você cantava uma frase e já era desclassificada. Achei tudo muito superficial?, afirma.

Concorrência Raul Gil não acredita que programas destinados a revelar novos talentos, como ?Fama? (Globo) e ?Popstars? (SBT), consigam o resultado do ?Quem Sabe Canta?. ?Dar a gravação de um disco é fácil. Quero ver segurar a peteca depois?, diz. Os vencedores do quadro assinam contrato com a Luar Music, dirigida pelo filho do apresentador, Raulzinho. A gravadora tem parceria com a Warner, e ambas cuidam da carreira dos artistas. ?Nenhuma gravadora nacional lançou, em seis meses, discos com tantos cantores novos. Todo o dinheiro ganho com quem já deu certo foi reinvestido em outros candidatos?, afirma Raulzinho, que viajou aos EUA na semana passada, a convite da revista Billboard, para falar sobre a gravadora e o programa. ?Com o que eu ganho na Record, não preciso mexer no dinheiro dos calouros?, completa o Raul pai. Atualmente, os principais artistas da Luar Music são o cantor de música negra Robinson Monteiro (mais de 1 milhão de cópias vendidas do CD ?Anjo?) e a dupla lírica Rinaldo e Liriel (vendagem superior a 300 mil unidades do disco ?Romance?).

Esperança Entre os que já atingiram a fama e os novatos à espera do teste, há um grupo formado por interpretes com várias passagens pelo palco do ?Programa Raul Gil?, mas ainda sem o tão sonhado CD gravado.

Um exemplo é a candidata Marrye, 30. ?Fiquei 15 semanas no programa, com índices de audiência maravilhosos. Mas, depois de todo esse tempo, o calouro cansa, escolhe mal o repertório. Nessa, acabei caindo. Mas foi a melhor coisa que me aconteceu. Choveram cartas e e-mails na produção pedindo a minha volta. É por isso que quero continuar insistindo, minha hora está chegando?, afirma.

O caso de Marrye não é uma exceção. Mesmo o ?Anjo? Robinson precisou de muita persistência até ser reconhecido. ?Ele veio aqui cinco vezes antes de participar. Ficava tão nervoso que não conseguia cantar direito?, conta Gino.

A soprano Liriel só formou dupla com o tenor Rinaldo após sua 11? semana no programa (ele estava na segunda semana). Depois do encontro, em agosto do ano passado, ainda foram precisos mais três meses para a dupla conseguir o contrato com a gravadora."

 

"?Casa 3? terá 57 dias e será 42% mais barata", copyright Folha de S. Paulo, 9/05/02

"A terceira edição de ?Casa dos Artistas?, do SBT, terá 57 dias de duração – e não 90 como a atual versão, que acaba no dia 19. Começa dia 2 de junho e termina em 28 de julho. Reunirá seis artistas e seis fãs, confirma plano comercial entregue nesta semana pelo SBT às agências de publicidade.

Desta vez, o SBT não fará mistério sobre os artistas que participarão da atração. Desde anteontem, a emissora já veicula chamadas procurando fãs do ator Jorge Pontual (ex-Globo, Record e Band) e da modelo Luiza Ambiel (ex-?Banheira do Gugu?). Ambos já assinaram contrato com a emissora.

Até o final da tarde de ontem, aguardava-se a assinatura de contrato do cantor Agnaldo Timóteo e da professora de educação física Solange Frazão. Os outros dois participantes devem fechar até domingo. Os fãs deverão enviar carta com foto ao SBT – e não pela internet, como foi anunciado.

As duas cotas nacionais de patrocínio, que na segunda edição custaram, pela tabela, R$ 11,2 milhões, estão sendo oferecidas por R$ 8,066 milhões, uma desvalorização de 28%, compensada em parte pela duração, 37% menor.

O mesmo plano comercial oferece desconto de 19,4% e fecha negócio por R$ 6,5 milhões – ou seja, uma redução total de 42% em relação ao bruto da segunda edição. Os R$ 11,2 milhões pedidos por ?Casa 2? acabaram sendo reduzidos para R$ 7,5 milhões (Fiat) e R$ 6,8 milhões (Kaiser).

OUTRO CANAL

Parede

Rolou um estresse na cúpula da Globo. Apesar das chamadas na TV e de outdoors anunciarem a estréia de ?Big Brother 2? para o dia 14, havia o risco de a reforma da casa, que agora será de praia, não ficar pronta até lá. Chegou-se a cogitar gravar um ?Brava Gente? a toque de caixa. Segundo a Globo, a casa fica pronta até domingo.

Alívio 1

Gugu Liberato não parece muito preocupado com as últimas derrotas do ?Domingo Legal? para o ?Domingão do Faustão?. Acredita que perdeu para o concorrente, na média de abril por 27 a 26 pontos na Grande São Paulo, por causa do futebol, que alavanca a programação da Globo. Como o futebol aos domingos acaba dia 12, acha que voltará a liderar em breve.

Alívio 2

Gugu lembra que, na média do primeiro quadrimestre de 2002, venceu o ?Domingão do Faustão? por 24 a 23 pontos. E que, nos últimos seis meses, a audiência dos dois programas cresceu (1 ponto para o SBT e 2 para a Globo) em relação ao mesmo período de 2000/01. ?Tem mais gente vendo TV?, analisa o apresentador.

Placar

Em seu segundo dia na Rede TV!, José Luiz Datena voltou a ser vice-líder no Ibope. Na terça, o ?Datena Repórter Cidadão? deu média de 10 pontos. Já o ?Cidade Alerta?, da Record, caiu para 7 (dava 10). As estréias do ?talk show? de Juca Kfouri na Rede TV! e do ?reality show? ?Os Osbournes? na MTV ficaram em 1 ponto."