Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A família desafinou

ORGANIZAÇÕES GLOBO

Raphael Perret Leal (*)

A família Globo sempre foi unida. Sempre que um irmão sofre algum ataque o outro vem acudi-lo. Principalmente o primogênito, o jornal, que aparece defendendo os interesses da mais nova e mais influente, a emissora. Papel típico de irmão mais velho. O discurso dessa dupla sempre foi bem homogêneo. Raramente ambos se contradizem, seja em assuntos de interesse nacional, seja em meras amenidades.

Entretanto, na semana passada, jornal e emissora desafinaram. Deram notícias diferentes sobre um mesmo assunto, algo antagônicas. O tema? Futebol. Não se tratava de citações de dirigentes ou de resultados de jogos, mas sim dos participantes de um campeonato.

Cruzeiro e Coritiba foram os finalistas da Copa Sul-Minas, decidida em jogos disputados no sábado, 17, em Curitiba (Cruzeiro 2 a 0), e na quarta-feira, 21, em Belo Horizonte (Cruzeiro, campeão, 3 a 0). A emissora transmitiu as duas partidas, e por seus locutores afirmou que ambos os times estavam classificados para a Copa dos Campeões, torneio disputado na metade do ano cujo vencedor garante vaga para a Taça Libertadores do ano seguinte. Logo, o Coritiba tinha como consolo o direito a disputar a tal vaga.

De acordo com a emissora, eles se juntariam ao São Paulo, confirmado na Copa dos Campeões por ter vencido o torneio Rio-São Paulo.

Já o jornal, na edição de quinta-feira, 22, diz que "o Cruzeiro é o primeiro clube classificado para a Copa dos Campeões". Se o Cruzeiro é o primeiro clube classificado, deduz-se que nem São Paulo nem Coritiba estão classificados.

E agora? Em quem acreditar?

Antes, qualquer leitor/telespectador poderia ser anti-Globo, e assim discordar ou desconfiar de qualquer notícia veiculada pela família. Agora, estamos fritos: nem os irmãos se entendem mais.

Bom, seguindo um certo raciocínio podemos imaginar que a emissora deve ter mais subsídios para sua afirmação. Afinal, ela detém os direitos de transmissão da Copa dos Campeões, e nada mais natural que ela esteja a par de quais clubes vão disputar o torneio.

Porém, sugiro que o leitor vá agora ao site da CBF <www.brasilfutebol.com> e procure pela notícia da vitória do Cruzeiro. Lá está: o time mineiro garantiu a vaga para a Copa dos Campeões. Isto é, o Coritiba, não.

Resta-nos esperar o meio do ano. E deixar aflitos torcedores do São Paulo e do Coritiba.

(*) Analista de sistemas e estudante de Jornalismo

Volta ao índice

Feitos & Desfeitas ? pr?ximo texto

Feitos & Desfeitas ? texto anterior

Mande-nos seu comentário