Wednesday, 25 de May de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1188

Projeto “Ecossistemas de Informação na Amazônia” ganha versão em e-book

Entre fevereiro e abril deste ano, uma série de artigos publicada pelo Observatório da Imprensa mostrou como veículos de quatro estados da Amazônia Legal cobrem assuntos relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Os textos fazem parte do projeto Ecossistemas de Informação na Amazônia, desenvolvido pelo Observatório da Imprensa e pelo Projor com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), que agora ganha uma versão completa em e-book.

Ao longo de nove meses, a equipe dedicou-se à pesquisa e à análise dos veículos jornalísticos existentes em dezesseis municípios estratégicos da região: Rorainópolis e Boa Vista, em Roraima; Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, no Acre; Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Coari, no Amazonas; Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará. Usando procedimentos e critérios jornalísticos, foram realizadas entrevistas com dezenas de jornalistas, professores e pesquisadores que atuam nesses estados e examinadas centenas de reportagens, artigos de opinião e editoriais publicados nos principais veículos de cada cidade durante o ano de 2020. Esta pesquisa baseia-se em dados primários do Atlas da Notícia, uma iniciativa também do Projor.

Afinal, que imprensa é essa? Quem controla esses veículos? Que conteúdo produzem? Como apuram e editam suas notícias sobre clima e meio ambiente?

As respostas, contidas no e-book, apontam para algumas conclusões: a predominância de veículos de informação existentes apenas em meios digitais, a presença recorrente de releases publicados como se fossem textos jornalísticos, o grande interesse por notícias sensacionalistas de cunho policial e a ausência de editorias específicas para tratar de temas ambientais. Para obter o e-book Ecossistemas de Informação na Amazônia – Uma análise crítica dos veículos jornalísticos locais, clique aqui para ler online ou aqui para realizar o download.