Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Desafio constante

THE WASHINGTON POST

No dia 21/7, o ombudsman do Washington Post, Michael Getler, criticou o jornal por muitas vezes demorar para cobrir assuntos importantes com o destaque que merecem. O assunto é pauta recorrente para o ouvidor, que nota o problema por observação própria e por alertas que recebe de leitores, como conta em artigo de 28/7/02.

"Certamente", comenta Getler, "há vários editores que discordam dessas críticas. Isto não é surpresa. Muito disto é subjetivo". Em resposta aos problemas apontados, um editor escreveu que não discorda de nenhum ponto específico apontado pelo ombudsman. "No entanto, me preocupa que suas críticas não sejam contextualizadas", reclama. "Incomoda-me que você se concentre nos poucos assuntos em que ficamos para trás sem discutir as áreas em que batemos a concorrência com facilidade."

Getler concorda que o Post dá furo com freqüência e que é famoso por ter repórteres que trazem à tona assuntos que, de outro modo, não chegariam ao público. "Acho que as pessoas consideram que o jornal faça isso bem e isto é o que esperam."

Mas é justamente por ser um dos mais importantes diários do país, segundo o ouvidor, que o Post tem de ser desafiado a estar à frente em todas as notícias assim que se tornam públicas. "Estes desafios vêm da concorrência, de leitores, de críticas internas e de uma dúzia de ombudsman que o Post, para seu grande crédito, permitiu fazer críticas nos últimos 32 anos."