Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Yahoo! lança serviço para personalizar conteúdo editorial


Folha de S. Paulo, 17/2


Rafael Capanema


Yahoo! lança serviço para personalizar conteúdo editorial


O Yahoo! demonstrou ontem uma plataforma para que produtores de conteúdo ofereçam a seus leitores revistas digitais personalizadas em tablets e outros dispositivos.


Chamado Livestand (algo como ‘banca de jornal viva’), o serviço oferece o que a executiva-chefe da empresa, Carol Bartz, chamou de ‘conteúdo em contexto’, selecionado de acordo com o histórico de busca e de navegação do usuário. A estreia deve ser ainda neste semestre.


Segundo o Yahoo!, o mecanismo é um misto de automatização computadorizada com supervisão editorial feita por pessoas de verdade -estas, o ‘molho secreto’, nas palavras de Bartz.


 


 




Folha de S. Paulo, 17/2


Álvaro Fagundes


Google lança sistema de cobrança por conteúdo


Um dia depois da Apple, ontem foi a vez de o Google anunciar um sistema de cobrança por conteúdo on-line de jornais e revistas.


O modelo de cobrança, porém, tem várias diferenças em relação ao da rival.


Uma delas é que não está direcionado só para aplicativos para smartphones e tablets -o uso em PCs também é um dos seus focos.


O sistema do Google vai cobrar das publicações 10% do valor da assinatura -ante 30% da Apple- e vai facilitar o acesso a dados dos leitores, como endereço e e-mail.


Outra diferença é que o Google vai autorizar que as publicações forneçam links que permitam que o consumidor compre conteúdo ou assinatura fora do aplicativo.


O modelo de assinatura do Google permite que as companhias adotem diversos sistema de cobrança, desde pela leitura de um único artigo até a assinatura anual.


Ele, porém, vai enfrentar a dificuldade de não poder operar em aplicativos no iPad e no iPhone, que estão entre os líderes do mercado, ainda que o sistema operacional Android, do Google, venha avançando bastante.


Segundo a empresa americana, o grupo alemão Axel Springer (que publica o ‘Bild’) vai adotar o serviço e o espanhol Prisa (do ‘El País’) pretende utilizá-lo.