Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Jornalista assassinado, investigação não avança

Luciano Leitão Pedrosa, jornalista da Rádio Metropolitana FM e apresentador do programa Ação e Cidadania na TV Vitória, foi brutalmente assassinado em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, a 9 de abril de 2011. Conhecido por suas críticas às autoridades locais e a grupos criminosos, tornou-se o segundo jornalista alvo de um ataque desde o início do ano, após o bloguista Ricardo Gama, que felizmente saiu com vida da agressão.

Luciano Leitão Pedrosa foi assassinado com um disparo na cabeça. Dois homens seguiram-no até um restaurante, onde o executaram. Ameaçado em várias ocasiões, o jornalista havia denunciado a situação no seu programa e avisado as autoridades. Porém, a inexistência de uma queixa formal levou a que nada fosse feito para o proteger. A 13 de abril, um moto-taxista, acusado de conduzir o veículo de fuga, foi preso. Até o momento, esta detenção não proporcionou mais nenhum elemento sobre os motivos do crime. Repórteres sem Fronteiras solicita às autoridades que não coloquem de parte a hipótese de um móbil relacionado com sua atividade profissional e insta a polícia a comunicar ao público a evolução da investigação.

Há um mês, a 23 de março de 2011, o blogueiro Ricardo Gama foi vítima de um ataque no Rio de Janeiro, ao qual sobreviveu milagrosamente. Repórteres sem Fronteiras pedira então que a pista de represálias relacionadas ao seu trabalho fosse tida em conta. Até hoje, o crime continua por resolver. Ricardo Gama já criticou a paralisação da investigação e afirma que ainda não foi sequer convocado para prestar depoimento. Esta situação demonstra que as autoridades policiais brasileiras continuam sem se empenhar a fundo na elucidação dos casos envolvendo jornalistas.

******

www.rsf.org