O Google lançou o sítio Free the Airwaves (Liberem as Ondas, tradução livre) para fazer lobby pela liberação de ondas de TV não usadas pelas emissoras para possibilitar acesso à internet sem fio. O espectro de ondas, conhecido como ‘espaço branco’, não será usado depois que as emissoras converterem o sinal para digital, em fevereiro, e pode revolucionar o serviço de internet sem fio.
O sítio permitirá que visitantes façam upload de vídeos e assinem uma petição online pedindo à Federal Communications Commission (FCC), órgão regulador de telecomunicações e radiodifusão dos EUA, para tornar o espectro disponível para usos não licenciados, como acesso à internet wi-fi.
Dentre os contrários à idéia, estão a rede televisiva CBS e o canal Walt Disney, da ABC. Para eles, isto pode congelar as telas de TV de consumidores que recebem o sinal digital. Teatros da Broadway e ligas de esportes que usam equipamentos de áudio sem fio também são contra, pois temem que estes dispositivos acabem sofrendo interferência. A FCC está terminando de realizar testes com aparelhos que detectam espectros que estejam sendo utilizados. Os resultados devem ser divulgados no mês que vem e, em breve, será votado se as ondas serão liberadas ou não. Informações de Molly Peterson [Bloomberg, 18/8/08].