Tuesday, 16 de August de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1200

Primeira fase do Atlas da notícia vai até 30/09

O Atlas da Notícia busca identificar veículos que publiquem, mesmo que só esparsamente, notícias de interesse público— sejam impressos ou digitais — e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal. São veículos que produzem notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e aborda temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente, dentre outros.

O projeto é uma iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.

O Atlas da Notícia é inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos.

A metodologia do projeto é baseada, principalmente, na contabilização de veículos de notícia no Brasil, seja através de pesquisa própria como de colaboração de terceiros

O resultado será  um estudo amplo para a criação de um banco de dados, de um mapa, de gráficos e, finalmente, de um estudo compreensivo sobre os vazios jornalísticos no Brasil, levando em conta principalmente um levantamento quantitativo.

Os dados e códigos deste projeto serão abertos após a conclusão da plataforma. Nesta edição do Observatório da Imprensa nós mostramos dois veículos que já se cadastraram no Atlas da Notícia: O Beltrano de Belo Horizonte e o Paralelo Jornalismo, de Joinville, Santa Catarina. Você que tem conhecimento de outros veículos de imprensa no Brasil, participe. Ajude-nos a identificar a nova identidade do jornalismo brasileiro.