Friday, 14 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Manguinhas de fora

Primeiro, a mobilização das tropas do Exército no Rio de Janeiro; em seguida, o caso ainda mal contado do avião que teve sua decolagem interrompida para que o comandante do Exército, general Fernando Albuquerque, embarcasse após dois passageiros terem sido desalojados de seus assentos. Agora, conforme traz o Jornal do Brasil de hoje, dois oficiais da Fundação Osócio, entidade vinculada ao Ministério Público, proibiram a exibição do ‘Diários de Motocicleta’, o belo filme de Walter Salles que conta a viagem de Ernesto Che Guevara pela América Latina, antes de seu engajamento na luta armada. A proibição ocorreu em agosto do ano passado, mas somente agora veio a público. Segundo informa o JB, a fundação mantém uma escola ‘onde estudam filhos de militares e civis no bairro do Rio Comprido, no Rio’. Ainda segundo o jornal, o general da reserva Ney da Silva Oliveira e o coronel Geraldo Martinez y Alonzo são os responsáveis pela banana ao artigo 220 da Constituição, parágrafos 1º e 2º, que vedam totalmente a censura e qualquer ação que ‘possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística, em qualquer veículo de comunicação social’.

Qual autoridade do governo colocará o guiso no gato? O ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar?

Se se dispôr ao serviço, sua Excelência poderia aproveitar a ocasião para esclarecer a opinião pública sobre o vôo forçado do comandante do Exército, general Fernando Albuquerque. O episódio ganha novos contornos a cada dia, desde que o jornalista Elio Gaspari colocou o assunto na roda, há uma semana. Hoje, ele volta à carga e informa que Alencar passou informações erradas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A coluna alfineta: ‘Um ministro da Defesa que dá informações dessa qualidade ao presidente é uma ameaça à segurança pública’. O Estado de S.Paulo também esclarece, em reportagem de Gabriel Manzano, que há três registros referentes ao vôo da TAM no DAC (Departamento de Aviação Civil) que desmentem o chefe do Exército.

Estariam os senhores fardados pondo as manguinhas de fora, aproveitando-se o vácuo deixado pela desmoralização da classe política ?