Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 730

Uma cobertura jornalística contraditória

Nas últimas semanas, a celeuma envolvendo a vacância na chefia do poder Executivo decorrente do tratamento contra o câncer a que Hugo Chávez foi submetido em Cuba inseriu a Venezuela no centro das atenções dos noticiários no Brasil. Não se trata de novidade. Desde que Chávez assumiu a presidência venezuelana na década de 1990, o […]

Aaron Swartz’s illusion over research

  The death of the internet activist Aaron Swartz at the age of 26 has rightly evoked tributes to his creativity and selflessness. Swartz, who faced jail for illegally downloading millions of academic papers from an electronic library, committed suicide last week. Five years ago, Swartz signed a “guerrilla open access manifesto” in which he […]

O guerrilheiro da internet livre

O (suposto) suicídio do gênio da programação e ativista Aaron Swartz não é somente uma tragédia, mas um sinal da enorme dimensão do conflito político e ideológico envolvendo defensores de uma Internet livre e emancipatória, de um lado, e grupos organizados dentro do sistema que pretendem privatizar e limitar o acesso à produção intelectual humana, […]

Publicidade ou propaganda?

Em diversos idiomas, existe uma distinção linguística bem clara entre os termos publicidade e propaganda. Em francês, há os termos propagande e publicité; em inglês, propaganda e advertising; e, em espanhol, propaganda e publicidad. Já em português, propaganda e publicidade são usados indistintamente. Daí utilizarmos as expressões. Propaganda ideológica e propaganda ou publicidade comercial. Geralmente, […]

Um debate sobre a objetividade

O fato de a objetividade não ser entendida de maneira única torna o conceito perigoso no fluxo das novas técnicas jornalísticas. Em seu âmago, o jornalismo objetivo busca constatar fatos sobre uma situação, reportar de maneira justa a variedade de opiniões sobre ela e fazer um primeiro corte com os argumentos mais razoáveis. Jornalistas devem […]

A marca e os comentários nas redes sociais

A Social TV é um fenômeno que está acontecendo diante dos nossos olhos. A cada semana uma nova ação é lançada, métricas são estabelecidas e o público vai adotando a segunda tela como item obrigatório na hora de ver TV. Comentar um episódio em tempo real podendo dividir experiências e informações com quem quer que […]