Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 741

Uma maneira de a elite legitimar sua posição

Florestan Fernandes, um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos, dedicou boa parte de sua profícua obra sociológica para apontar que a “revolução burguesa” no Brasil foi marcada, sobretudo, pela permanência de determinadas práticas inerentes a sociedades aristocráticas. Segundo o cientista social, o advento de uma sociedade de classes em nosso país não conduziu, […]

Um marco na ‘social TV’ nacional

Mesmo sem (quase) nenhum incentivo ou estímulo o brasileiro integra o recente fenômeno da social TV com maestria. Deixamos de comentar a programação apenas com quem estava do nosso lado e passamos a dividi-las com o mundo. A adoção da segunda tela fez da experiência de ver TV algo ainda mais dinâmico e social. Capítulos […]

Países europeus iniciam ação coordenada contra a Google

Autoridades em seis dos maiores mercados da Google na Europa ameaçam tomar medidas legais contra a empresa, na tentativa de forçá-la a rever sua política de privacidade. Liderados pela França, órgãos de proteção de dados em Reino Unido, Holanda, Alemanha, Espanha e Itália oficializaram ontem a ação. Os reguladores afirmam que a Google não foi […]

A caminho do freelancer global

Com redações cada vez mais enxutas, os meios de comunicação encontram no freelancer a figura perfeita para suas necessidades. Aquele que produz textos por encomenda, envia propostas de pautas por e-mail aos editores e manda fotos pelo celular desde o local dos fatos terá uma plataforma global para vender seus conteúdos. Por um lado, a […]

Um presente para a mídia

O governo federal resolveu dar uma mãozinha às empresas de comunicação social, ao anunciar a desoneração de tributos sobre a folha de pagamentos. A notícia foi publicada no final da noite de segunda-feira (8/4) no boletim eletrônico do grupo Meio&Mensagem, mas não pareceu interessar aos jornais, embora o anúncio tenha sido feito de manhã pelo […]

Mais um aliado da polícia

A polícia civil e o Ministério Público do Paraná conquistaram mais um aliado no esforço de alcançar a pré-condenação dos médicos que comandavam a UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, acusados de terem abreviado a morte de um número ainda incerto de pacientes. O novo aliado é a revista Veja, que em sua última edição […]

As agências e o modelo de financiamento à informação

O Brasil vive uma concentração no mercado publicitário que, na falta de um modelo para o financiamento à informação para a sociedade, vai consolidar um círculo fechado entre grandes anunciante, grandes agências e grandes veículos. O mercado publicitário brasileiro tem dado saltos de faturamento. Em 2012 chegou a quase R$ 45 bilhões em faturamento e […]

Demissão em massa

A TV Bandeirantes realizou na quinta-feira (4/4) uma demissão em massa em sua filiada em Barra Mansa: foram dispensados 30 dos 52 funcionários da emissora, adquirida em 2006 pelo grupo. Além do pessoal das áreas administrativa, incluindo o diretor geral Ivan Fogli, e técnica, foram demitidos profissionais do jornalismo, entre eles o gerente do setor, […]

A produção de versões sobre a realidade

Margaret Thatcher se foi. Uma amiga escreveu nas redes sociais que o falecimento da “dama de ferro” fez o diabo coçar a cabeça. Gargalhei bastante imaginando a cena. No entanto, os sorrisos logo foram embora. Algumas horas depois de findar o dia do jornalista, eis que os “especialistas em generalidades” dedicam elogios e reverências à […]

A classe média quer TV

A nova arrumação das classes de consumo ocorrida no Brasil nos últimos dez anos provocou mudanças em modelos de negócios que antes atendiam só as camadas mais ricas da população. Nesse período, mais de 40 milhões de pessoas foram alçadas à classe C, perfazendo filão de mais de 100 milhões de consumidores ávidos por serviços. […]