Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 782

Globo.com lança nova plataforma de publicidade

A Globo.com anunciou o lançamento do Ogon, um modelo único de compra de audiência para os mais de 215 sites das Organizações Globo, que recebem cerca de 51 milhões de visitantes, de acordo com a empresa. Para vender essa audiência de forma segmentada, a plataforma identificará afinidades e tendências nas preferências dos usuários, classificando-os em […]

O comentarista e a confissão golpista

1. – Em História da sexualidade (1976), Michel Foucault (1926-1984) chamou de dispositivo de sexualidade o uso que a civilização burguesa fez e faz do sexo com o objetivo de produzir perfis humanos adaptados ao modelo produtivo do capitalismo. O dispositivo da sexualidade é responsável pela confecção da norma, que pode ser definida como a […]

“Sempre se pode fazer uma nova revista ‘Senhor’”

O escritor Nelson Coelho foi uma espécie de ícone da minha adolescência, teve uma importância enorme para meus amigos, como o artista plástico Arnaldo Marquez e o músico Alex PP. Achava que tivesse tido importância para o biólogo e escritor Arildo Guimarães, mas em entrevista ao blog O Curinga de Búzios ele disse que foi […]

A nova comunidade ideal de fala

O binômio informar e ser informado constitui o âmago do Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo havido, porém, ao longo de sua história, uma supremacia do segundo direito sobre o primeiro, refletida historicamente na hegemonia do pólo emissor da comunicação sobre o pólo receptor, especialmente ao longo do século XX, marcado pela […]

A palavra é rolezinho

O Brasil tem 495 shopping-centers, nos quais estão distribuídas 87.867 lojas e 2.100 cinemas. O comércio de shopping faturou R$ 120 bilhões em 2012, segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira de Shoppings Centers, mais que o dobro dos R$ 50 bilhões faturados em 2006. A expansão acelerada nos últimos anos também se deu […]

Os jornalistas e a eterna busca pela tecnologia

A questão da tecnologia, mais especificamente os pontos dos equipamentos digitais e do universo online, são fatores paralelos à formação do jornalista. Não basta ser um “especialista em generalidades”, como alguns costumam apontar; é preciso ter em mente que o acompanhamento tecnológico por parte do profissional da imprensa deve ser constante, frenético, ininterrupto. Não só […]

Na Botucúndia, nem Galileo escapa da desmoralização

A grande mídia tem muito a ver com a débâcle da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, no Rio. O ensino superior privado é um fabuloso negócio. Prova disso é o tamanho da dívida do Grupo Galileo, mantenedor de ambas: 900 milhões de reais. Cerca de 400 milhões de dólares – padrão Fifa, coisa de […]

Campanha eleitoral se estrutura na rede

Prevendo que a internet terá papel central na campanha deste ano, os três principais nomes da corrida presidencial já se mobilizam para a disputa dos “corações e mentes” – além, é claro, dos votos – dos usuários das redes sociais. O embate entre petistas e o governador pernambucano e provável candidato ao Planalto, Eduardo Campos […]

Publicidade, vedetismo e deslumbramento

A experiência que já se tem da transmissão ao vivo – ou, segundo a gíria dos meios de comunicação, da transmissão em tempo real – das sessões do Supremo Tribunal Federal deixa mais do que evidente que essa prática deve ser imediatamente eliminada, em benefício da prestação jurisdicional equilibrada, racional, sóbria, inspirada nos princípios jurídicos […]

Um estudo sobre crowfunding e Jornalismo

O crowfunding – financiamento de um projeto por parte de um grupo que deseja vê-lo ativo no mercado –, tão popular no meio musical e no nicho dos jogos eletrônicos, parece ter chegado ao ramo da comunicação. Mas seria possível fazer jornalismo financiado por leitores, no qual profissionais de comunicação contariam com micropagamentos de pessoas […]