Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Folha de S. Paulo

ATAQUE
Emissora e casa de radialista são alvos de atentados em MG

A torre de transmissão de uma rádio de Mantena (457 km de Belo Horizonte) foi destruída por uma explosão dias após a casa de um radialista da emissora ser alvo de tiros.

Segundo a Polícia Civil, foram feitos cinco disparos na casa de Luís Alexsander, que é sócio da Rádio Sim FM, na madrugada do último sábado.

Na madrugada de quarta-feira, a torre foi explodida. Segundo a polícia, o sistema ficou inutilizado.

Entre as hipóteses investigadas está a represália por denúncias -a emissora divulgou, segundo a polícia, ‘atos de improbidade administrativa’ na cidade. À polícia a administração negou qualquer envolvimento nos fatos.

 

TECNOLOGIA
Lançamento de jornal de Murdoch para iPad é adiado

A empresa de mídia News Corp decidiu atrasar o lançamento do primeiro jornal voltado exclusivamente para o iPad, chamado ‘The Daily’.

Inicialmente, a previsão era que o produto fosse lançado no dia 19, em um evento em São Francisco que reuniria Rupert Murdoch, da News Corp, e Steve Jobs, da Apple.

O atraso seria devido a problemas de tecnologia. A News Corp não quis comentar.

O lançamento deve ser postergado por algumas semanas, e não por meses.

 

INTERNET
Estudante passa informações sobre a tragédia pelo Twitter

Ao acordar na manhã de quarta-feira em sua casa em Ipanema, Bernardo Dugin, 21, viu na TV os estragos causados pela chuva na região serrana do Rio.

Há três anos, ele se mudou de Nova Friburgo para estudar jornalismo e estava preocupado com os familiares que ainda moram lá.

Às 9h, ele conseguiu contato com uma tia que disse que estava tudo bem com os pais e o irmão dele. O jovem foi então ao Twitter buscar informações sobre os amigos na cidade natal.

À medida que conseguia falar com um amigo, publicava a informação em sua página da rede social, para que os outros soubessem que estava tudo bem. Com o tempo, surgiram pedidos de outros internautas. ‘As pessoas queriam informações específicas sobre parentes.’

 

‘App’ (aplicativo) é eleita a palavra do ano

A American Dialect Society elegeu a palavra ‘app’ (aplicativo) como o vocábulo do ano. Outros concorrentes foram ‘junk’ (porcaria), ‘WikiLeaks’ e ‘trend’ (tendência).

O termo, muito usado para se referir a programas para aparelhos móveis, como celulares e tablets (iPad), é o centro de uma disputa de direitos autorais entre Microsoft e Apple.

 

TELEVISÃO
Cristina Fibe

‘The Big C’ faz rir e chorar com drama sobre o câncer

A premissa não é nada engraçada: professora de meia-idade, casada e com filho, descobre que tem um melanoma -tipo agressivo de câncer de pele- e que pode morrer em alguns meses.

Mas ‘The Big C’ (o grande C), que estreia amanhã na HBO, procura transformar a situação trágica em comédia com episódios que se equilibram entre lágrimas e risos.

Quando Cathy, interpretada por Laura Linney (indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em série musical ou cômica), recebe o diagnóstico, decide recusar qualquer tratamento.

Ela esconde a doença do marido e do filho adolescente e passa a perseguir prazeres -o que inclui comprar compulsivamente, construir uma piscina no quintal e ter um caso extraconjugal.

‘Há muita reação impulsiva no início. Ela percebe o tempo limitado que tem e quer viver o que resta’, afirmou Linney, durante evento de lançamento da série em Nova York.

Para a atriz, o melhor do papel ‘é interpretar alguém cujos sentidos estão tão aguçados’. ‘É como se tudo estivesse em HD [alta definição], o que é bom e ruim.’

Durante a primeira temporada, o comportamento impulsivo e de negação lentamente dá lugar à preocupação de Cathy com a doença, à tentativa de buscar terapias alternativas -como ser picada por abelhas- e à preparação para a morte.

Embora Linney, também produtora-executiva, seja a principal estrela da série, não é a única. Oliver Platt é o marido traído de Cathy.

Gabourey Sidibe, a premiada protagonista do filme ‘Preciosa’, é uma aluna difícil, indecisa entre amar ou odiar a professora.

E Cynthia Nixon, a Miranda de ‘Sex and the City’, faz quase um clone de sua personagem mais famosa ao surgir como a velha amiga que representa a porção ‘irresponsável’ de Cathy. Nixon reconhece as semelhanças entre suas personagens-’ambas são solteiras e profissionais, focadas na carreira e têm um número saudável de parceiros’. A diferença entre a amiga de Carrie (de ‘Sex’) e a amiga de Cathy é que ‘Miranda desconfia dos homens, e Rebecca confia demais neles’.

A solteirona acaba ‘confiando demais’ no irmão de Cathy, um idealista que decide viver sem teto nem banho.

Apesar de os personagens atrapalhados que rondam a protagonista terem sido criados para fazer rir, a série fica mais triste conforme os episódios avançam.

Cathy, no entanto, sobrevive pelo menos ao primeiro ano: a segunda temporada está confirmada.

NA TV

The Big C

Estreia da comédia dramática

QUANDO dom., às 21h30, na HBO

CLASSIFICAÇÃO não informada

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – Domingo

Folha de S. Paulo – Sábado

Estado de S. Paulo – Domingo

Estado de S. Paulo – Sábado