Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Mariana Campos


‘O jornal ‘A Tribuna’, de Santos (85 km de São Paulo, no litoral paulista), conseguiu ontem a suspensão da liminar que o proibia noticiar o teor do processo administrativo que corre na Prefeitura de Santos sobre um suposto esquema de desvio de verbas que pode ter causado um rombo de ao menos R$ 1,7 milhão nos cofres municipais.


‘Nós estamos satisfeitos principalmente por dois aspectos. Primeiro porque prevalece o valor maior, que é a liberdade de imprensa como um todo. Segundo porque restabelece a liberdade de ‘A Tribuna’ de executar seu papel nesse processo, que é investigar e informar a sociedade santista’, afirmou o editor-chefe do jornal, Márcio Calves.


O pedido para impedir que ‘A Tribuna’ noticiasse o conteúdo do processo havia sido feito pelo advogado Paulo César Coelho, que defende a servidora pública Sonia Maria Precioso de Moura, acusada de ser uma das operadoras do esquema, junto com outra funcionária.’



TV GLOBO


Daniel Castro


‘Globo venderá novela e notícia em celular’, copyright Folha de S. Paulo, 15/09/05


‘A Globo criou no mês passado um grupo interno, formado por profissionais de todas as áreas, para estudar formas de distribuição de suas novelas e programas pelo telefone celular, negócio visto como promissor pelas TVs.


O grupo terá até o final do ano para apontar formatos, que poderão ser experimentados já em 2006. Discute-se, por exemplo, a viabilidade de se vender pelo celular resumos de apenas dois minutos com um capítulo de telenovela, além de cenas inteiras.


A Globo também formou outro grupo para estudar a distribuição de noticiário na telefonia móvel. Até o final do ano, boletins de notícias de ‘última hora’, preparados pelo canal Globo News, já deverão ser oferecidos pelas operadoras (a emissora diz que irá abrir seu conteúdo a todas elas).


A Globo, que inicialmente temia a concorrência do celular, aderiu à nova mídia neste ano _já vende gols e ensaios sensuais.


Até o final deste mês, a Globo passará a vender toques de telefone com temas musicais de seus programas e mensagens narradas por atores e apresentadores. Será possível comprar, por exemplo, um toque de campainha de celular com a vinheta musical do ‘Jornal Nacional’ ou com uma saudação na voz de Cid Moreira.


O SBT também se prepara para explorar negócios na telefonia celular. Até o final do mês, deve lançar o SBT Celular, com temas musicais e vídeos da emissora.


OUTRO CANAL


Temperatura Em sua antepenúltima semana no ar, a novela das sete da Globo, ‘A Lua me Disse’, registrou no capítulo de anteontem seu recorde de audiência: 39 pontos _desde o primeiro capítulo, a média acumulada é de 32. Em dia frio e chuvoso (quando aumenta o número de televisores ligados), ‘América’ também foi ao topo. Deu 58 pontos, igualando seu recorde anterior, de agosto.


Caiu O ex-global Leonardo Vieira não será mais o protagonista de ‘Prova de Amor’, novela da Record que já está sendo gravada. O ator sentiu dores na virilha quando treinava artes marciais e terá de ser operado. Fizeram testes para ser seu substituto Ângelo Paes Leme, Bruno Ferrari, Carmo Dalla Vecchia, Cláudio Heinrich e Marcelo Serrado.


Língua O ator John Herbert foi convidado para fazer a narração em alemão do filme ‘Pelé Eterno’. O longa, que será exibido na Alemanha em evento do Ministério da Cultura, está sendo disputado por Globo e Record. É o título brasileiro campeão de venda de DVDs (mais de 230 mil cópias até agora).


Virada A estréia de novos desenhos no ‘TV Xuxa’ deu certo no Ibope. O programa, que em agosto estava empatado com o SBT em oito pontos, marcou onze entre 29 de agosto (quando os desenhos estrearam) e a última sexta-feira, contra sete do SBT nesse período.’