Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Valmir Santos

‘São reveladoras as variantes teatrais da microssérie ‘Hoje É Dia de Maria’, que a Rede Globo exibe a partir do dia 11 de janeiro, em oito capítulos. O diretor Luiz Fernando Carvalho (‘Os Maias’) teve cacife para tirar da gaveta um roteiro de 15 anos atrás, escrito por Carlos Alberto Soffredini (1939-2001), autor da peça ‘Na Carrera do Divino’, com quem chegou a trabalhar.

Carvalho também içou para a TV um dos mais respeitados dramaturgos da cena contemporânea, Luís Alberto de Abreu (‘Borandá’), que adaptou a história de Soffredini e encontrou ali terreno fértil para investigação em torno da cultura popular, tema-chave em sua obra.

A narrativa de Soffredini/Abreu, uma fábula, é pincelada pelo fantástico. A menina Mariazinha (Carolina Oliveira) perde sua mãe, sofre maus-tratos da madrasta e decide cair no mundo, irradiando do interior do Brasil, em busca das ‘franjas do mar’.

Mariazinha será protegida por seres mágicos ou espirituais, como Nossa Senhora do Rio e o Pássaro Incomum. Na travessia da inóspita Terra do Sol a Pino, ela vai se deparar com personagens como Zé Cangaia, Príncipe, os saltimbancos Quirino e Rosa e Asmodeu, este o diabo multiplicado por sete -a referência à cultura popular é recorrente.

Há o par romântico, por Rodrigo Santoro e Letícia Sabatella (a Mariazinha adulta), mas a filiação teatral do projeto é corroborada por intérpretes com tarimba de palco. Exemplos de participações: Juliana Carneiro da Cunha, atriz da companhia francesa Le Théâtre du Soleil, dirigida por Ariane Mnouchkine; três atores do grupo mineiro Galpão (Antônio Edson, Inês Peixoto e Rodolfo Vaz); Luiz Damasceno (ex-cia. Ópera Seca, de Gerald Thomas); Gero Camilo, cearense radicado em São Paulo, onde se afirma também como dramaturgo (‘Aldeotas’); e dois jovens atores da carioca cia. Atores de Laura (Charles Fricks e Leandro Castilho).

Isso para não falar de Fernanda Montenegro, Stênio Garcia, Osmar Prado, Ricardo Blat, enfim, nomes que protagonizam temporadas com alguma freqüência.

O caráter artesanal e processual do teatro parece vazar também para o modo de produção adotado por Carvalho -ele que nunca fez teatro e tem predileção pelo audiovisual (foi ao cinema em 2001 com o longa-metragem ‘Lavoura Arcaica’).

As gravações da microssérie aconteceram sob uma estrutura de ferro coberta (26 m de altura e 55 m de diâmetro), concebida originalmente para a última edição do Rock in Rio e reerguida num terreno em frente ao Projac, em Jacarepaguá (Rio).

Num dia de novembro, Osmar Prado (o pai de Mariazinha) e Ricardo Blat (uma das faces de Asmodeu) contracenavam em plena aridez cenográfica da Terra do Sol a Pino.

No entorno do local de gravação, levantou-se infra-estrutura digna de um grande estúdio, com camarins e até restaurante improvisado ao ar livre, sob lona, no qual se sentavam em bancos de madeira a equipe técnica, figurantes e Fernanda Montenegro, entre outros personagens.’



ESPN
Daniel Castro

‘ESPN leva esportes aos rincões do Brasil’, copyright Folha de S. Paulo, 18/12/04

‘A principal ação da ESPN Brasil em 2005, pelas comemorações dos dez anos do canal pago esportivo, será um projeto apresentado ao presidente Lula, em 2002, antes da posse, por um grupo de esportistas ilustres, mas que não foi adiante no governo federal.

Batizado de ‘Caravana do Esporte’, o projeto irá levar atividades esportivas e oficinas de saúde a dez rincões do país, localidades pobres das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em que não haja nenhum equipamento para a prática formal de esportes (ginásios).

As comunidades serão escolhidas pelo Unicef, parceiro da ESPN no projeto, orçado em R$ 500 mil, assim como as ONGs Fundação Cafu, Fundação Gol de Letra e Instituto de Esporte e Educação. Pelo menos 10 mil crianças deverão ser atendidas.

A caravana começará a percorrer o país a partir de fevereiro. Serão levados aos locais traves, redes, cestos de basquete e bolas, além de minibibliotecas e filmes.

Durante dez dias, treinadores e ex-atletas darão aulas de futebol, basquete, handebol, tênis e educação física. Segundo José Trajano, diretor-geral da ESPN Brasil, Sócrates ensinará higiene pessoal, primeiros socorros e futebol. Ana Moser (vôlei) dará oficinas de pilates (ginástica para postura e coordenação).

As atividades em cada localidade serão registradas em um documentário de uma hora, que será exibido pela ESPN Brasil.

OUTRO CANAL

Prazo 1

A Record e a Rede Mulher foram intimadas pela Justiça Federal a prestar esclarecimentos na ação civil pública em que o Ministério Público Federal as acusa de demonizar os cultos afro-brasileiros e pede direito de resposta coletivo a entidades negras.

Prazo 2

As emissoras terão 72 horas para se explicarem a contar da publicação da intimação no ‘Diário Oficial da Justiça’, o que deve ocorrer hoje. Uma liminar pode sair durante o recesso do Judiciário, que começa na segunda-feira.

Exportação

A Globo lança para o mercado internacional na Natpe, tradicional feira de televisão em Los Angeles, no final de janeiro, as novelas ‘Senhora do Destino’ e ‘Da Cor do Pecado’. Serão apresentadas dubladas em espanhol, em versões mais curtas. ‘Senhora’ terá 180 capítulos de uma hora cada um.

De fora

Com o lançamento de ‘Da Cor do Pecado’, a Globo finalmente confirma que desistiu de exportar ‘Kubanacan’, que a precedeu às 19h. A novela é considerada confusa demais para o mercado hispânico.

Troca

A Record está tirando do SBT a afiliada da rede de Silvio Santos em Rondonópolis (MT). Mas o SBT não ficará sem cobertura na região. Já está de mudança para outra emissora na cidade, que considera melhor que a que está perdendo.’



TV GLOBO
Daniel Castro

‘Globo, enfim, compra ‘Homem-Aranha’’, copyright Folha de S. Paulo, 17/12/04

Fsp, 17

‘O principal destaque do cinema na Globo em 2005 será o longa ‘Homem-Aranha’, de 2002, uma das maiores bilheterias da década, que fez 8,4 milhões de espectadores nas salas de exibição do país.

A Globo diz que fechou com a Sony a aquisição do filme, que pode ser exibido já no primeiro semestre. A Sony, que ainda não confirma a venda, negociava com a Globo desde julho. A distribuidora tentou fazer um leilão com o filme, que atraiu também o interesse da Record. Inicialmente, pedia mais de R$ 4 milhões pelos direitos de exibição. A Globo terá também ‘Homem-Aranha 2’.

São da Sony Pictures até agora os principais títulos de filmes da Globo em 2005. Em pacote separado de ‘Homem-Aranha’, a emissora adquiriu ‘Homens de Preto 2’, ‘Triplo X’, ‘Stuart Little 2’ e ‘Gangues de Nova York’.

Da Sony, a Globo comprou ainda, mas não deve exibir, as séries ‘Rescue Me’, sobre bombeiros de Nova York, e ‘Joan of Arcadia’. A rede adquiriu novas temporadas de ‘Dawson’s Creek’, que interrompeu na primeira.

Da Fox, a Globo comprou 50 títulos, mas sem os principais filmes da distribuidora (dois de Pedro Almodóvar, ‘A Era do Gelo’). Da Disney, já divulga ‘O Diário de uma Princesa’, ‘Sinais’ e ‘O Conde de Montecristo’.

No SBT, as principais atrações serão os dois primeiros ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Harry Potter e a Câmara Secreta’, da Warner.

OUTRO CANAL

Falha nossa 1

Mariana Godoy (apresentadora da Globo) entrou no ar ontem, por volta das 6h15, em intervalo do ‘Globo Rural’, com cara de sono e olheiras. Depois de uma chamada para reportagem do ‘Bom Dia São Paulo’, levou alguns segundos até anunciar outra atração do telejornal. No final, olhou para o lado e reclamou: ‘O que vocês fize…’. Foi cortada antes de completar.

Falha nossa 2

A Globo diz que houve uma falha técnica. Afirma que a apresentadora estava pronta para fazer chamada ao vivo, mas, quando entrou no ar, seu monitor de retorno mostrava propagandas. Por isso ela teria se atrapalhado.

Hércules 1

Aguinaldo Silva teve que reescrever 86 cenas de ‘Senhora de Destino’, por causa do afastamento de Raul Cortez, o Barão de Bonsucesso. Isso equivale a três capítulos de novela.

Hércules 2

Silva aposta no retorno de Cortez já em janeiro: ‘Essa novela não é o Titanic. Portanto vai chegar a Nova York e com um dos seus mais ilustres passageiros, Raul Cortez’.

Passaporte

A Band decidiu bancar viagens internacionais de Gilberto Barros em 2005. O apresentador irá fazer reportagens no exterior. A meta da emissora é fazer o ‘Boa Noite Brasil’ subir mais um ponto no Ibope ainda no primeiro trimestre. A média atual do programa, que está na ascendente, é de cinco pontos.’