Tuesday, 12 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1313

China condena dois jornalistas e prende mais um

A China continua a prender jornalistas. No dia 19/3, Yu Huafeng, vice-editor-chefe e editor-administrativo, e o ex-editor Li Minying, ambos do diário Nanfang Dushi Bao, foram condenados a 12 e 11 anos de prisão, respectivamente. Além disso, o editor-chefe do jornal, Cheng Yizhong, foi preso no mesmo dia. São todos acusados de corrupção.

Cheng já havia sido preso em janeiro e funcionários do jornal suspeitam que tenha sido porque foi noticiada uma suspeita de caso de Sars na província de Guangzhou, sendo que a epidemia da doença havia sido dada por encerrada em julho. Até hoje o governo não informou se se tratava mesmo do mal.

O Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) [22/3/04] reportou que, segundo informações de jornalistas chineses, o regime do país está se movendo para ter maior controle sobre o grupo Nanfang, que é privado e possui diversos diários muito populares na China. Há um ano, um desses jornais, Ershiyi Shiji Huanqiu Baodao foi fechado por autoridades após publicar uma série de reportagens delicadas, entre elas uma entrevista em que um ex-secretário de Mao Tsé-Tung defendia reformas políticas no país.