Tuesday, 28 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Gato negro das pseudociências

Motivador de breves frases, notas e reportagens profundas, o jornalismo científico é o centro das atenções no Divulc@t – um sítio de comunicação de Ciência & Tecnologia com um time de jornalistas de primeira, composto, na maioria, por espanhóis.

‘A C&T é o ‘gato negro’ de que todo mundo parece fugir’, afirmam os idealizadores do sítio. Reconhecem que o assunto tem ganhado espaço na mídia, ‘mas, salvo honrosas exceções, pouco rigor, superficialidade, desdém e às vezes sensacionalismo são o pão de cada dia’. Como resultado, o Divulc@t aponta uma sociedade ignorante, mal informada e avessa à C&T.

Outra preocupação do sítio são as pseudociências, que estão ganhando terreno graças aos meios de comunicação, ‘que dão voz e legitimidade a afirmações de astrólogos, bruxos, santeiros, médiuns, curandeiros e demais ‘profissionais’ das para-ciências’, afirma o sítio, que se diz um verdadeiro gato negro para trazer ‘azar’ a todos esses ditos iluminados. Em suma, o Divulc@t declara guerra da informação e da reflexão científica contra ‘intoxicação pseudocientífica’.

Tentando contornar a atual situação da C&T, que julga a mais preocupante de todos os tempos da história da humanidade, o Divulc@t aproveita o conteúdo desenvolvido por seus autores no tocante à comunicação da ciência e da tecnologia para esclarecer a mente dos internautas. A visita é proveitosa para quem se interessa pelo assunto. Em espanhol.