Monday, 14 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Grupo Globo vai patrocinar Olimpíadas

O Grupo Globo se tornou um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de 2016. O contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) foi assinado ontem e inclui quatro empresas do conglomerado: Globo, Globosat, Infoglobo e Sistema Globo de Rádio. Com o acordo, além dos direitos de transmissão, que já haviam sido garantidos por Globo e Globosat, o grupo poderá desenvolver ações de marketing relacionadas ao evento internacional.

A expectativa da companhia é ampliar a exposição de suas marcas. Para isso, criou uma logomarca especialmente voltada para o projeto. O símbolo — que ainda não foi revelado — representará as quatro empresas participantes do contrato e será exibido em arenas e outros locais de competições. Com a parceria, o Grupo Globo se junta a empresas como Bradesco, Claro, Correios e Nissan, também patrocinadoras dos Jogos.

O contrato permitirá que as empresas do grupo promovam ações usando a marca dos Jogos Olímpicos. A Globo, por exemplo, montará um estúdio especial no meio do Parque Olímpico: a Central Olímpica. O espaço reunirá comentaristas, atletas e convidados especiais. As ações serão baseadas no conceito “Somos todos olímpicos”.

A emissora, que alcança 99,7% do território nacional, aproveitará sua penetração para promover os Jogos. Até o ano que vem, a equipe de jornalismo deve produzir cerca de 2.500 reportagens e, gradativamente, ocupará 50% de sua programação com conteúdo esportivo. Durante o evento, terá um time de dez medalhistas olímpicos para participar das transmissões: Tande, Giba e Fabi no vôlei; Shelda, no vôlei de praia; Maurren Maggi, no atletismo; Gustavo Borges, na natação; Daiane dos Santos, na ginástica artística; Flávio Canto, no judô e Hortência, no basquete.

“A escolha para que o Grupo Globo fosse o patrocinador de mídia oficial do ‘Rio 2016’ se deu pela relevância, pela abrangência e pela capilaridade do grupo, o que traz uma grande visibilidade à realização dos Jogos Olímpicos em todas as plataformas”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, em comunicado.

Na Infoglobo, empresa que edita os jornais O GLOBO, “Extra” e “Expresso”, as redações começarão a publicar conteúdo especial sobre os Jogos a partir deste ano, tanto no site quanto nos veículos impressos. No GLOBO, a cobertura especial começará em agosto e só terminará em setembro de 2016, após o término dos Jogos Paralímpicos. O jornal produzirá cadernos, revistas especiais, um periódico em formato tabloide de distribuição gratuita na época do evento e um guia dos Jogos.

“Com a premissa de digital first, haverá entregas no site, site mobile, aplicativo e e-book”, explicou o Grupo Globo, em nota. Outro destaque será a criação de um aplicativo que, além de informações e notícias sobre as competições, vai permitir a criação de roteiros para o dia a dia da Rio 2016.

“Com informações e serviços sobre como aproveitar a estadia na cidade, a Infoglobo será também uma alternativa para as marcas que desejarem receber bem os turistas e falar diretamente com esse público”.

Conteúdo interativo

Com 16 canais em HD na TV paga e até 56 canais ao vivo na web, o SportTV também anunciou novidades para a cobertura dos Jogos. Com foco no digital, o canal lançará o SporTV Play, plataforma para assistir à programação em tempo real no desktop ou em smartphones e tablets. O objetivo é estender para outras telas a experiência de assistir às Olimpíadas, apostando no conteúdo interativo. Entre as possibilidades do sistema, um destaque é a opção de selecionar os eventos por data e modalidade e mudar de tela, pausar ou retroceder quando o espectador quiser.

No Sistema Globo de Rádio, o projeto olímpico já começou. O pontapé inicial foi dado pela CBN, que realizou, em parceria com o Transforma, programa de educação dos Jogos 2016, o evento “CBN Construindo Campeões” na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada em Mesquita, na Baixada Fluminense.

“Outra novidade que a CBN oferecerá a seus ouvintes é uma rádio online, com programação exclusivamente voltada para a cobertura do evento. Ficará no ar entre 6 e 21 de agosto, enquanto as competições estiverem acontecendo e, além do site da CBN, poderá ser ouvida também pelos aplicativos”, informou a nota do Grupo.

Na Rádio Globo, o projeto olímpico começa em 5 de agosto de 2015, exatamente um ano antes da abertura dos Jogos, quando a emissora começa a preparar seus ouvintes para o grande evento esportivo do país.

“Informação, emoção e humor vão marcar os boletins e programas, sempre buscando apresentar melhor, e de forma didática, as modalidades olímpicas aos ouvintes”.