Saturday, 25 de June de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1193

Futebol feminino na periferia é tema de livro-reportagem em quadrinhos

“Minas da Várzea” é o primeiro livro-reportagem da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Ele conta — em quadrinhos — a história do futebol feminino nas periferias de São Paulo. Para produzir o livro, os jornalistas foram até o distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya, e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.

As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e de Parelheiros, foram ouvir as histórias das meninas que não largam a bola. E os desenhistas Alexandre De Maio, um dos pioneiros do jornalismo em quadrinhos no Brasil e Magno Borges, muralista do Jaraguá, foram junto para ajudar a contar todos os detalhes em HQ.

As entrevistadas falaram sobre os desafios que enfrentam para jogar futebol, como o peso de pagar o transporte até o jogo e a falta de tempo para treinar e de incentivo. Há histórias como a da jogadora Josiana Andrade, 25, que jogou até os três meses de gravidez e voltou 40 dias após ter dado a luz.

A agência Mural abriu uma campanha de financiamento coletivo para a impressão: até 25 de novembro, no Catarse, é possível colaborar com R$ 15 e ir pegar o livro na festa de pré-lançamento, dia 5 de dezembro, ou pagar o frete e receber pelo correio.

Acesse: www.catarse.me/minasdavarzea. O livro também será lançado oficialmente durante a Comic Con 2018, de 6 a 9 de dezembro.