Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Ciclo de conferências ‘O silêncio dos intelectuais’

Diante da dimensão da crise política e da necessidade de uma reflexão mais ampla acerca do papel do intelectual frente às mudanças profundas nos conceitos e linguagens contemporâneas, filósofos, escritores e jornalistas, coordenados pelo filósofo e escritor Adauto Novaes, iniciam um ciclo de debates que reunirá pensadores brasileiros e franceses.

Com patrocínio da Petrobras e realização do Ministério da Cultura, a partir de 24 de agosto de 2005, começa simultaneamente em Belo Horizonte (Centro Cultural da UFMG), São Paulo (Sesc-Paulista), Rio de Janeiro (Maison de France) e Salvador (Anfiteatro da Reitoria da UFBA) o seminário internacional ‘O silêncio dos intelectuais’. O evento será transmitido em tempo real, na forma de videoconferência, às principais universidades federais do Brasil.

‘Os intelectuais precisam aproveitar essa situação para apontar algo novo. Esse é o papel fundamental deles’, diz Adauto Novaes. ‘Primeiro, é preciso identificar e, em seguida, colaborar na construção de outro caminho’. O seminário terá três eixos básicos.

O primeiro abordará a construção de novos papéis para os intelectuais e sua função na conjuntura contemporânea. O segundo, a crise de valores e idéias universais, como liberdade, razão e justiça, num mundo cético em relação à política e à derrocada de projetos utópicos como o socialismo. O terceiro eixo tratará da questão do poder da palavra, que vem perdendo o sentido.

Temas e palestrantes de agosto

No Silêncio do Pensamento Único: intelectuais, marxismo e política no Brasil, com Francisco de Oliveira (USP/SP/Brasil); Contra as Paixões Políticas, com Marcelo Coelho (USP/SP/Brasil); Novo Intelectual, nova classe?, com Fernando Haddad (Ministério da Educação/DF/Brasil); O Cientista e o Intelectual, com Renato Janine Ribeiro (USP/SP/Brasil).

Temas e palestrantes de setembro

O Imperativo Ético de Sarte, com Franklin Leopoldo e Silva (USP/SP/Brasil); A Crise dos Universais, com Sérgio Paulo Rouanet (USP/SP/Brasil); Dilemas Trágicos do Intelectual, com Francis Wolff (Universidade De Paris/França); Marx, o Jornalista e o Espaço Público, com Géraldine Muhlmann (Universidade de Paris/França); O Peso das Palavras, com Michel Déguy (Universidade de Paris/ França); O Pastor da Noite, com Jean-François Sirinelli (CHEVS/FNSP/França); Intolerância Religiosa e a Morte de um Intelectual, com Newton Bignotto (UFMG/MG/Brasil); A Sedução Relativa, com Antônio Cícero (RJ); O Silêncio dos Céticos, com José Raimundo Maia Neto (UFMG/MG/Brasil); Ave, Palavra, com Haquira Osakabe (Unicamp/SP/Brasil) ; Palavra sobre Palavra, com José Miguel Wisnik (USP/SP/Brasil).

Datas e horários das palestras por cidade

******

Jornalista e escritor de Belo Horizonte, autor de Pavios Curtos (anomelivros, 2004)