Tuesday, 24 de May de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1188

Efeitos da ditadura no presente Segundo episódio da série de podcasts “Dialogia: Discursos Contemporâneos”

(Foto: Florante Valdez/Pixabay)

O Observatório da Imprensa em parceira com o Labor – Laboratório de Estudos do Discurso da UFSCar – divulga, nesta edição, o segundo episódio da série de podcasts “Dialogia, discursos contemporâneos”, com o tema “Período ditatorial e a crítica do Presente”. O entrevistado é o professor da Universidade Federal de Uberlândia, Israel de Sá. Ele traça um paralelo entre os trabalhos da comissão da verdade no Brasil e em outros países da América Latina.

Através do que denomina restos de ditadura, Israel analisa como práticas autoritárias permanecem na sociedade brasileira atual, principalmente em ações policiais nas periferias e no tratamento dispensado aos indígenas. O episódio traz também a contribuição da pesquisadora Dayse Silva Rubim da etnia Kokama da Amazônia, cujo doutorado trata das resistências do povo indígena.

No primeiro episódio, divulgado na edição passada, o Professor Jocenilson Ribeiro, da Universidade Federal de Sergipe falou sobre o tema da xenofobia, em “De onde vem os bárbaros. Na semana que vem, no último episódio da série, Amanda Braga, Professora da Universidade Federal da Paraíba, vai falar sobre Fala Pública Feminina: entre silenciamentos e resistências.

Assista, aqui, o episódio dessa semana, “Período ditatorial e crítica do Presente”.