Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Participação dos leitores deve ser remodelada, não extinta

O espaço de comentários dos leitores nos sites de notícias vem perdendo terreno. A cada mês, um novo site anuncia o fim da possibilidade dos usuários deixarem mensagens sobre artigos jornalísticos. Após a agência de notícias Reuters e o site Re/Code informarem que desativariam essa função, dessa vez foi a revista The Week que anunciou que os usuários não poderão mais deixar comentários nos artigos de seu site. De acordo com a revista, “na era das redes sociais, as conversas mais vibrantes estão sendo feitas em redes sociais como o Facebook e o Twitter.”

Porém, nem todo mundo concorda com esse argumento. Para Mat Yurow, da equipe de desenvolvimento de audiência do New York Times, a seção de comentários precisa ser “consertada”, e não desabilitada. Segundo Yurow, entregar para o Facebook e o Twitter um componente-chave da relação dos sites com os leitores é um erro. Ao fazê-lo, os sites não só estão dando de bandeja algo valioso, como também estão sugerindo que as interações e os comentários de seus leitores não têm valor.

“Apenas desistir, e entregar os nossos leitores mais engajados para o Facebook e o Twitter, é uma perda enorme para uma indústria que está precisando urgentemente de lealdade. Nós precisamos encontrar uma solução real, sustentável. É imperativo que consigamos salvar os comentários. Nós devemos isso aos nossos leitores, nós devemos isso aos nossos redatores, nós devemos isso a nós mesmos”, argumenta Yurow.

Segundo ele, uma das razões para a seção de comentários ser considerada problemática é porque as publicações não investem recursos para tentar fazer com que elas não sejam dominadas por comentários negativos ou spams.

“Voz ouvida”

Uma das sugestões do funcionário do NYT é fazer com que os repórteres e editores participem das conversas e se relacionem com os comentários inteligentes. Yurow também sugere que as publicações tentem encontrar uma maneira de fazer com que os comentários mais relevantes sejam destacados.

“É importante que alguma ação seja tomada para lembrar os leitores que a sua voz está sendo ouvida. Isso pode vir através de uma pequena resposta ao comentário, ou até mesmo através de um e-mail ou tuíte. Isso irá acabar com os comentários negativos? Não. Mas irá ajudar a melhorar a expectativa de uma discussão mais civilizada.”

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