Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Biblioteca Kennedy digitaliza documentos históricos

A biblioteca John F. Kennedy digitalizou e disponibilizou online milhares de documentos, fotografias e gravações do ex-presidente americano para comemorar o 50º aniversário de sua posse. A coleção digital, que pertence à Fundação John F. Kennedy, em Boston, é o maior arquivo online existente sobre um ex-presidente dos EUA.

Entre os documentos e imagens históricas, estão registros do movimento pelos direitos civis, a Guerra Fria, a crise dos mísseis cubanos e os esforços para mandar o homem à lua. Também foram disponibilizados ao público documentos pessoais e cartas de Kennedy, além da coleção de áudio, foto e filmes da Casa Branca. São, no total, 200 mil páginas de documentos, 300 rolos de fitas de áudio com mais de mil gravações de conversas telefônicas, discursos e reuniões, 72 rolos de filmes e 1.500 fotografias. A Biblioteca pretende digitalizar e catalogar mais material em breve – existem, ao todo, 8.4 milhões de documentos ligados a Kennedy e mais de 400 mil fotografias.

A filha do ex-presidente, Caroline Kennedy, que preside a fundação que preserva a memória do pai, anunciou a iniciativa na semana passada. ‘Meus pais acreditavam que a história é um dos nossos maiores professores’, afirmou. ‘Vendo as pessoas mais jovens se voltando cada vez mais à internet como fonte primordial de informação, é nossa esperança que o arquivo online da biblioteca permita que uma nova geração aprenda sobre este importante capítulo da história americana’. Informações da AFP [14/1/11].