Tuesday, 28 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Blog analisa mídia americana nas eleições

A Columbia Journalism Review, da Universidade de Colúmbia, criou um sítio em formato de weblog em que uma equipe faz acompanhamento diário da mídia na cobertura da corrida presidencial americana deste ano. ‘A maioria dos blogs é feita 99,9% de opinião. Este é um sítio mantido e composto por jornalistas responsáveis, cujo trabalho é monitorar, criticar e elogiar a imprensa na campanha, todos os dias’, explica seu editor administrativo Steve Lovelady, apontando a diferença entre esta iniciativa e as incontáveis páginas pessoais em que os autores expõem sua opinião sobre política.

Além de informar os leitores, o website de Colúmbia pretende ajudar repórteres, disponibilizando material que poderia ser útil a eles. Um menu do lado esquerdo da página facilita a navegação. Ali, as notas que vão entrando no ar são separadas por tipo de veículo (por exemplo, TV aberta, TV paga ou jornais), tipo de crítica (distorção, checagem de fato etc.), tema (economia, educação, terrorismo) e data.