Monday, 24 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Canal inglês exibe exclusiva com Robert Mugabe

O canal de TV britânico Five transmitiu na segunda-feira (12/9) uma entrevista exclusiva com o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, concedida à jornalista Daphne Barak. Na entrevista, o presidente alega ter uma forte amizade com o príncipe Charles e afirma que vai se aposentar em 2008. Ele também fala da pobreza do seu país, defende sua política interna e expõe sua opinião em relação aos fazendeiros brancos – que considera inimigos. Em um furo jornalístico, Mugabe fala pela primeira vez sobre a recente e controversa demolição de favelas nas áreas urbanas do Zimbábue.

A entrevista foi disputada pelos canais britânicos rivais, mas o encarregado da programação do Five, Chris Shaw, garantiu o acordo da jornalista Daphne com a emissora. Depois de meses de negociação, Daphne – que já realizou entrevistas com os pais de Michael Jackson, Madre Teresa e Yasser Arafat – conseguiu marcar uma entrevista com Mugabe.

Em agosto, ela passou uma semana frustrada no Zimbábue, aborrecendo-se com oficiais do governo que tentavam convencê-la a fazer da entrevista uma propaganda política. Ela ameaçou deixar o país e desistir da entrevista quando o vice-presidente prometeu seu acesso e encontro com Mugabe no dia 22/8. A jornalista admitiu que ficou com medo de perguntar sobre quando o presidente planejava sair do governo. ‘Como ele tem 81 anos, tentei uma direção diferente e disse: ‘Uau, você está ótimo para sua idade’. Ele gostou e disse que sairia em 2008’, conta ela. Na entrevista, Mugabe revela suas dicas para manter a forma e diz que o príncipe Charles lhe confessou que não gosta da mídia ocidental. Informações de Tara Conlan, do The Guardian [8/9/05].