Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Cerimônia bate recorde de transmissão na web

O casamento do príncipe William com Kate Middleton, na sexta-feira, 29, quebrou recordes de transmissão ao vivo na internet, com milhões de pessoas acompanhando a cerimônia em todo o mundo por meio do canal da família real britânica no YouTube, noticia Ruth Holmes [AFP, 29/4/11]. Segundo a empresa de internet Livestream, em determinado momento, mais de 330 mil internautas estavam conectados ao mesmo tempo. “Estamos esperando os números finais para mostrar que houve pelo menos dois milhões de visitante por meio do serviço de livestream.com durante toda a cerimônia”, afirmou um porta-voz.

Akamai, uma grande operadora de tráfego online, administrou quase três milhões de visitantes simultâneos, quebrando o recorde de 1,6 milhão na última Copa do Mundo. O site da BBC, que exibia a cobertura ao vivo, mostrou constantemente uma mensagem de erro durante a cerimônia, alegando que estava experimentando um “tráfego anormal”. “Estávamos tendo problemas técnicos devido ao tráfego pesado, o que pode ter feito com que o site ficasse mais lento em alguns momentos”, explicou um porta-voz.

No Twitter, nove entre 10 trending topics – que são as 10 palavras, ou hashtags, mais mencionadas no Twitter em determinado momento – eram relacionados ao casamento real. No Google, os termos mais buscados eram “cobertura do casamento real” e “vestido de noiva de Kate Middleton”. O logo do site foi dedicado ao casamento e o caminho feito pela carruagem foi mapeado em 3D.

O temor de que um grande evento global como este pudesse “quebrar” a internet mostrou-se infundado. A família real usou a web de maneira intensiva, com canais no Facebook, YouTube e Flickr, assim como um site oficialdo casamento real. Nele, visitantes podiam parabenizar o casal em um livro de assinaturas online e fazer doações para o Fundo de Caridade do Casamento Real. No Twitter, o perfil @ClarenceHouse atualizava informações e podia-se enviar mensagens ao casal por meio da hashtag #rw2011. Já na página da família real no Facebook, usuários podiam clicar no botão “Estou frequentando o evento” para mostrar seu interesse e receber notícias atualizadas da cerimônia.