Tuesday, 16 de July de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1296

Diretor-geral renuncia ao cargo

Abdul Rahman al-Rashid, diretor-geral da emissora saudita al-Arabiya, conhecida por seus pontos de vista liberais e por ser a principal rival da al-Jazira, renunciou ao cargo. ‘Al-Rashid anunciou em uma reunião editorial que havia enviado seu pedido de renúncia ao presidente do grupo MBC, xeque Walid al-Ibrahim, que terá a última palavra’, contou uma fonte, em condição de anonimato, à AFP [15/09/10].

Não se sabe, ao certo, os verdadeiros motivos que levaram à renúncia de Al-Rashid. Especula-se que o episódio tenha sido motivado por sua colunas liberais no diário saudita Asharq al-Awsat, que deixaram de ser publicadas nos últimos dias. Durante o Ramadã, a al-Arabiya também divulgou uma série de documentários sobre as relações entre o Islã e o Ocidente, que incluem críticas da forma ultraconservadora saudita do Islã, conhecida como wahhabismo.

Tanto a al-Jazira quanto a al-Arabyia, que foi lançada em 2003, têm patrocínio de monarquias do Golfo e estão engajadas em uma batalha por audiências árabes, em uma região marcada por confrontos e aumento do fundamentalismo islâmico.