Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

EUA acompanham pouso de emergência pela TV

Um defeito no trem de pouso de um avião da companhia aérea JetBlue fez com que um vôo de rotina nos EUA se transformasse em drama nacional na noite de quarta-feira (21/9). O problema foi descoberto logo após a decolagem, e o Airbus A320, que transportava 145 pessoas do aeroporto de Burbank, em Los Angeles, para Nova York, foi obrigado a voar em círculos durante três horas para queimar o combustível. Enquanto isso, eram feitos preparativos para um pouso de emergência no aeroporto internacional de Los Angeles.


As emissoras de notícias americanas, entre elas Fox News e CNN, transmitiram imagens ao vivo do avião, com direito a comentários de especialistas no assunto, que explicavam os procedimentos a serem seguidos pelo piloto. As longas horas de expectativa foram acompanhadas por parentes dos passageiros e pelos próprios passageiros, que assistiam às transmissões em monitores de TV acoplados à parte traseira das poltronas.


Os passageiros foram informados do problema com o trem de pouso cerca de 15 minutos após a decolagem, mas só perceberam a gravidade da situação quando viram pela televisão. ‘Meu amigo disse: ‘Ei, há algo errado com o nosso avião. Estamos na TV’’, contou Jorge Santiago. Já Zachary Mastoon classificou as transmissões como ‘um pouco surreais’. Para Alexandra Jacobs, editora do New York Observer que estava no vôo, o pior foi saber que seu marido e parentes estariam acompanhando o problema pela TV. Os monitores de dentro do avião só foram desligados momentos antes do pouso de emergência, realizado com sucesso – poucos minutos depois, os passageiros já desciam as escadas da aeronave, sãos e salvos. Para este drama televisivo, houve um final feliz. Informações de Stuart Pfeifer, Megan Garvey e Monte Morin [Los Angeles Times, 22/9/05] e Randal Archibold e John Broder [The New York Times, 22/9/05].