Sunday, 21 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Filme alemão mostra lado humano de Hitler

Um novo filme alemão, intitulado Der Untergang (A Queda), está causando polêmica por mostrar um retrato surpreendentemente convincente do ‘lado humano’ de Adolf Hitler. O filme é baseado em depoimentos de testemunhas oculares contidos no livro homônimo do historiador Joachim Fest.

Contado pelo ponto de vista de uma das secretárias particulares de Hitler, Traudl Junge, o filme mostra como o ditador planejou o suicídio enquanto do lado de fora velhos e crianças eram ordenados a combater, em vão, os tanques russos. Os momentos de monstruosidade de Hitler são entremeados com momentos de generosidade para com suas subordinadas e sua ternura para com Eva Braun, com quem se casou um dia antes de seu suicídio. O holocausto só é brevemente comentado em algumas de suas tiradas.

O que os críticos indagam é se esse tratamento é digno de um homem que ordenou o holocausto e iniciou a Segunda Guerra Mundial, que culminou com a morte de 50 milhões de pessoas. Informações de David Crossland [Reuters, 24/8/04].