Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Os desafios do novo presidente dos EUA

Além da crise econômica global e da guerra no Iraque, Barack Obama também herdará problemas no setor midiático. Neste quesito, dois dos maiores desafios do novo presidente americano serão impedir a concentração de mídia e aumentar a cobertura televisiva local – questões que vêm enfrentando resistência do setor.


Para Dennis Wharton, porta-voz da Associação Nacional de Emissoras, a regulação de concentração de mídia será um dos maiores problemas do novo governo. Na opinião de Gloria Trisani, ex-membro da Comissão Federal de Comunicações (FCC), o democrata, que assume o posto de George W. Bush em janeiro próximo, terá que ‘se esforçar em direção a uma mídia mais diversa e aberta’.


Senado


Como senador, Obama chegou a tentar – sem sucesso – reverter a decisão, tomada pela FCC no ano passado, que facilita que grupos de mídia como o Gannett e o Tribune sejam proprietários de jornais e estações de rádio e TV em uma mesma região, nos 20 maiores mercados dos EUA. Ele também defendia que as emissoras focassem mais em serviço público e apresentassem uma cobertura maior em temas locais.


Atualmente, as maiores redes de TV dos EUA – Fox, ABC, NBC e CBS – lutam contra regras propostas pela FCC para garantir o compromisso com o publico local. ‘Emissoras não precisam de ordens do governo federal para motivá-las a fornecer serviço local de qualidade a suas comunidades’, apontou a NBC, em junho.


Outra questão que deverá entrar na pauta da administração Obama é o acesso à internet. Ele considera as taxas cobradas por provedores uma ameaça ‘à inovação, à tradição aberta da rede e à competição’. Obama quer que áreas rurais e cidades do interior tenham o acesso à banda larga facilitado. Para tanto, sugeriu incentivos fiscais e a criação de um fundo pago por usuários de telefone fixo. Informações de Todd Shields [Bloomberg, 5/11/08].