Saturday, 11 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Parceria com a Apple terá jornal para o iPad

O magnata de mídia Rupert Murdoch, dono do grupo News Corp, e Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, preparam-se para lançar um novo jornal digital feito inteirinho para o tablete eletrônico iPad. De acordo com informações da imprensa americana, o jornal deve ser oficialmente anunciado até o fim do mês e lançado no início de 2011.

A parceria para a criação do Daily (diário), como deverá ser batizado o jornal, estaria sendo feita em segredo há vários meses. Segundo fontes próximas ao projeto, a ideia é combinar o formato de jornalismo feito no tabloide com a ‘inteligência’ do jornal tradicional. Não haverá edição impressa ou online. O Daily estaria sendo desenvolvido – com a ajuda de engenheiros da Apple – exclusivamente para o iPad e aparelhos semelhantes de outras marcas. Sem os custos de impressão e distribuição, o jornal voltado para os EUA custará 99 centavos de dólar por semana. O projeto estaria sendo tocado dos escritórios da News Corp em Nova York, onde 100 funcionários foram contratados – incluindo um editor online do tabloide britânico Sun, também de Murdoch.

Mercado promissor

O empresário é um dos maiores defensores da cobrança por acesso a jornais na internet, e fontes afirmam que ele aposta no Daily por acreditar que, produzido da maneira correta, irá provar que os consumidores estão dispostos a pagar por conteúdo original de alta qualidade na rede.

Murdoch acredita ainda que o iPad será um divisor de águas no jornalismo, e se baseia em estudos que dizem que existirão 40 milhões de aparelhos em circulação nos EUA no fim de 2011. ‘Ele prevê um mundo em que todas as famílias têm um iPad em casa e ele se torna o aparelho que as pessoas usam para saber notícias e outras informações. Se 5% destes 40 milhões assinarem o Daily, já são dois milhões de clientes’, dizem as fontes próximas ao magnata. Informações do Guardian.co.uk [21/11/10].