Friday, 14 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Repórter rodará o mundo para mostrar conflitos

O portal Yahoo! escolheu os conflitos e as guerras como tema de seu primeiro sítio de internet com programação de vídeo. Lloyd Braun, ex-presidente da ABC que administra atualmente o grupo Yahoo! em Santa Mônica, na Califórnia, contratou o veterano jornalista Kevin Sites para ser responsável pelo sítio. Sites tornou-se mundialmente conhecido pelo vídeo que fez para a NBC de um soldado matando um prisioneiro desarmado numa mesquita em Faluja, no ano passado.

O sítio, intitulado Kevin Sites in the Hot Zone, começará a funcionar em 26/9 e utilizará praticamente todos os formatos de vídeo que a internet permite. O jornalista, de 42 anos, produzirá de forma autônoma uma página com reportagens internacionais, em sistema multimídia, sem nenhuma interferência editorial de seus patrocinadores.

Sites já tem experiência em produzir vídeos digitais e escrever para blogs a partir de lugares como Kosovo e Afeganistão. Ele afirma que planeja visitar, no período de um ano, todos os lugares do mundo definidos por organizações internacionais como zona de guerra ou conflito. A lista já inclui 36 países e Sites espera escrever de 600 a 800 palavras, produzir um slide show com 5 a 10 fotografias digitais, narrações em áudio e produções em vídeo diariamente. Chats entre o jornalista e usuários do Yahoo! também serão disponibilizados. A viagem de Sites irá começar pela África e ele planeja chegar ao Iraque em novembro, quando a invasão de Faluja completará um ano. Informações de Saul Hansell [The New York Times, 12/9/05].