Saturday, 05 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

Wall Street Journal também aos sábados

O Wall Street Journal, que já perdeu importantes furos jornalísticos por ser publicado apenas de segunda a sexta-feira, anunciou que irá publicar edições de fim de semana a partir do ano que vem. A idéia é aumentar os ganhos com publicidade e atingir os leitores não só nos escritório, mas também em suas casas. As cópias de sábado serão vendidas a US$ 1,50, e os assinantes irão recebê-las sem terem o valor de suas assinaturas alterado.

A publicação, que será chamada de Weekend Edition (Edição de Fim de Semana), irá incluir notícias de negócios, informações sobre como fecharam os mercados financeiros na sexta-feira e uma seção com artigos sobre comportamento chamada Pursuits. A nova seção será uma extensão dos lucrativos suplementos Weekend Journal e Personal Journal publicados durante a semana, que renderam cerca de US$ 50 milhões em publicidade no ano passado.

Com a nova edição, o Journal entrará num mercado cada vez mais competitivo. Além dos concorrentes já existentes, como o New York Times e o Financial Times, outros veículos, como o New York Daily News, também já anunciaram edições especiais para os fins de semana.

‘Normalmente, a maioria dos jornais diários ganham de 40 a 50% de suas receitas nos fins de semana. O Journal tem estado em desvantagem; precisa aumentar sua circulação para residências, além de escritórios’, afirma o analista de mídia John Morton. As informações são de Walter Hamilton & Kathy M. Kristof [Los Angeles Times, 12/9/04] e David Carr [The New York Times, 16/9/04].