Tuesday, 25 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Dossiê sobre jornalismo do interior

[do release dos editores]

A revista PJ:Br – Jornalismo Brasileiro, publicação acadêmica digital produzida pelo Grupo de Estudos Pensamento Jornalístico Brasileiro (ECA/USP), anuncia o lançamento de sua 5ª edição – A pesquisa do jornalismo –, relativa ao primeiro semestre de 2005.

A nova edição apresenta trabalhos analíticos sobre Jornalismo Regional, Gênero e Jornalismo, Jornalismo e Tecnologia Digital, Fotojornalismo e Documentação, Jornalismo e Lingüística, História do Jornalismo, Jornalismo e Ideologia, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo e Marketing, Jornalismo Internacional e Jornalismo Alternativo.

Além deste amplo leque de abordagens, mais uma vez a publicação cumpre seu papel de canal de democratização da produção acadêmica no campo do jornalismo ao veicular, dentre um apanhado de relevantes estudos, um Dossiê sobre Jornalismo do Interior, integralmente produzido por alunos de graduação em Jornalismo da PUC-Minas, da cidade de Arcos (MG). A maturidade e a relevância dos trabalhos confirmam o desenvolvimento teórico de núcleos de pesquisa espalhados por todo o país, fenômeno já identificado e sistematizado pela comunidade científica de comunicação.

Também os estudos avançados em jornalismo marcam presença na seção Especial. São trabalhos apresentados durante o IX Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (Celacom 2005), realizado de 9 a 11 de maio de 2005 no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Na seção Fórum, destacamos estudo sobre os primórdios da fotografia moderna realizado pelo professor Atílio Avancini, da ECA/USP. Neste trabalho, com publicação integral inédita, Avancini exercita uma crítica da mídia impressa a partir da análise do trabalho de Vincenzo Pastore (1865-1918), fotógrafo italiano cujos instantâneos privilegiam a casualidade urbana das classes populares e provocam um contraste desmistificador com os ‘direcionados flagrantes sugeridos pelas ilustradas’ do início do século 20.

Em depoimentos exclusivos da seção Entrevistas, o professor Antonio Costella e o repórter Jotabê Medeiros (OESP) debatem os rumos do jornalismo cultural no Brasil, colaborando com idéias esclarecedoras para a ainda precária bibliografia nacional disponível na área.

Nas outras seções, a Revista PJ:Br – Jornalismo Brasileiro mantém a já tradicional abertura aos pesquisadores das mais diversas escolas, tendências e instituições nacionais, agrupando um manacial de informações e análises que, com toda certeza, contribui positivamente para a divulgação científica e para o ensino de jornalismo em nossas universidades.

Site da Revista PJ:Br – Jornalismo brasileiro