Wednesday, 06 de July de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1194

Alberto Dines entrevista Edinho Silva

O Observatório da Imprensa apresenta uma entrevista especial com Edinho Silva, titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República desde 31 de março de 2015. Entre os temas que Alberto Dines abordou está a crise na imprensa brasileira. Ele questiona o que o governo – a quem não cabe salvar jornais privados – pode fazer para ajudar a reaquecer este mercado. O número de jornalistas desempregados é impressionante, toda uma geração de profissionais experientes foi demitida dos veículos que, por consequência, sofrem com a perda de qualidade.

O programa debate se o estímulo ao cooperativismo não seria uma alternativa. O Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Economia Solidária defende as cooperativas como solução para a manutenção de postos de trabalho e da atividade econômica. Dines lembra que, durante a ditadura, surgiram muitos jornais alternativos no formato de cooperativas.

Outro problema enfocado pelo Observatório da Imprensa é que nossa mídia está cada vez mais concentrada e verticalizada, cada vez menos pluralista, sobretudo nas regiões metropolitanas. O governo pensa em fomentar o renascimento da tradicional imprensa interiorana? A produção regional de TV e o intercâmbio de programação entre as duas redes públicas de TV também são assuntos abordados.