Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Real x virtual

Este programa está sendo transmitido ao vivo em algumas cidades. Se acontecer alguma falha irá ao ar assim mesmo. Em outras cidades ele é exibido em versão gravada, em dias e horários diferentes.

Pergunto: o que se passa aqui é real ou virtual? Estamos vivendo uma situação espontânea ou fabricando uma pseudo-realidade? Se seguimos um roteiro, se eu estou lendo este texto através de um aparelho chamado teleprompter significa que estamos fingindo, inventando? A mídia reproduz a realidade ou produz uma nova realidade?


A questão está sendo suscitada por um filme que começou a ser exibido há poucos dias nas grandes capitais brasileiras, The Truman Show, o show da vida.


É uma fábula sobre o faz-de-conta da mídia, a confusão entre a aparência de verdade e a verdade, entre o real e o virtual. O filme trata de uma telenovela onde todos seguem um script, menos o protagonista que não sabe que está sendo acompanhado por câmeras escondidas, por isso age e sente espontaneamente.


Sabemos que o jornalismo é diferente, trata do que aconteceu efetivamente. Mas o jornalismo por influência da Tv está virando espetáculo. Quando o Ratinho monta uma situação, ele não está reproduzindo o que se passou, está forjando algo que poderia acontecer. É, portanto, mentira.


O New York Times de ontem, segunda-feira, revela que o diretor de cinema, Oliver Stone, famoso pelas versões ficcionais que dá aos fatos históricos, vai dirigir um documentário jornalístico na Rede ABC sobre a misteriosa queda do boeing da TWA ocorrida há poucos anos perto de Nova York. Os jornalistas da Rede estão em polvorosa: se o desastre ainda não foi explicado como se explica que a direção da rede contrate um diretor de ficção para dramatizar o que por enquanto é hipótese?


Antigamente, quando a fotografia ainda engatinhava, os jornais tentavam reproduzir os acontecimentos com desenhos. Hoje, com tanta tecnologia, voltamos ao ponto de partida – não distinguimos a verdade da simulação de verdade. Estamos em pleno reino do faz-de-conta.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm