Tuesday, 17 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

A estrela do noticiário

THE WASHINGTON POST

Alguns leitores do Washington Post reclamaram ao ombudsman do que consideram uma promoção excessiva de Bob Woodward, veterano repórter e nome estrelado da casa, e de seu último livro, Bush at War. Woodward chegou a posar para uma foto publicada no jornal ao lado do presidente. O ombudsman Michael Getler, em sua coluna de 24/11/02, afirma que as principais críticas dirigidas a Woodward foram bem resumidas pelo crítico de mídia do Post, Howard Kurtz: Bob estaria "pegando leve" com os poderosos e virando protagonista de destaque nas histórias que cobre.

O colunista da Bloomberg News Andrew Ferguson também comentou o acesso do repórter a informantes do alto escalão e suas técnicas de redação, para concluir que Bush "aprendeu a lição": "Esta é a cidade de Woodward. O presidente apenas mora nela". Getler revela que é amigo de Bob há 30 anos, e defende que a publicação da foto se justifica porque se trata do jornalista mais conhecido dos EUA.

O Post já publicou em série outros livros de Woodward, que se tornou praticamente um insider com acesso a funcionários importantes de cada governo. Ele também ajuda os repórteres da casa em determinadas matérias e, em troca, tira longas licenças para se dedicar aos livros. Na opinião de Getler, lidar com Bob Woodward deve ser um desafio para os editores, já que é muito difícil verificar as dicas e informações que ele oferece.