Monday, 17 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Barbara Gancia

QUALIDADE NA TV

GUGU, NÃO

"Tudo menos o programa do Gugu", copyright Folha de S. Paulo, 12/03/01

"Vai entender. A segunda versão de ?Survivor?, o ?No Limite? americano, também não está causando aquele sururu todo. Mas, como os gringos estão convencidos de que a onda da TV-realidade ainda tem um longo caminho a percorrer, sabe o que eles inventaram? Vão levar para a vida real o seriado ?Sex and the City?, da HBO, sobre quatro amigas e seus envolvimentos sexuais, que tem Nova York como pano de fundo. Quatro mulheres serão selecionadas para viver em Manhattan e sair à cata de aventuras eróticas. Em vez de caça ao tesouro virou caça ao bimbo. Chama a carrocinha!

Enquanto isso, aqui na terrinha, é a ficção que extrapola. Em ?Porto dos Milagres?, um vilarejo pobrim, pobrim, circulam automóveis Alfa Romeo de R$ 125 mil. É o famoso merchandising no tapa. A gente é obrigado a engolir na marra, feito emulsão Scott. Ugh! Um leitor me pergunta se é ?Porto dos Milagres? ou ilha de Caras.

E por falar em ?Porto dos Milagres?, outro leitor escreveu para comentar o umbigo que a Camila Pitanga desfila na novela. De fato, dá a impressão de que a qualquer minuto a Alice do País das Maravilhas vai rolar para fora da cavidade. Já sei! Vão chamar a Angélica para fazer o papel da Alice. E o Maurício Mattar vai ser a rainha de Copas!

Esta semana circulou na Internet o e-mail de uma garota de 16 anos indignada com a suposta campanha que o ?Domingo Legal? estaria fazendo com ajuda da Simony para libertar do Carandiru o pai do filho da ex-cantora-mirim. Transcrevo aqui um trechinho para que o leitor sinta o cheiro da brilhantina: ?Engraçado como a mídia se mobiliza para libertar um assaltante de banco, mas ninguém vem aqui em casa para comprar um carro novo para o meu pai, que teve o seu, comprado com o suor do trabalho, roubado?.

Não assisti o tal programa a que a mo&cccedil;a do e-mail se refere. Como titular de uma coluna de TV tenho o dever de estar bem-informada. Mas não sou obrigada a passar pela tortura de ter de assistir ao programa do Gugu. Tudo tem um limite, e o leitor que tenha piedade desta humilde datilógrafa.

Em todo caso, duvido que o Gugu tenha defendido a soltura do Afro-X. A garota deve ter entendido mal. Ou não? Pensando bem, a Duloren não elegeu uma condenada por homicídio, assalto e estelionato, como estrela de sua próxima campanha?

Faz sentido glamourizar criminosos. Afinal, falta pouco para ter mais gente dentro da prisão do que andando pelas ruas."

TVE E CULTURA SEPARADAS

"TVE se liberta da programação da Cultura", copyright Folha de S. Paulo, 12/03/01

"Crise à vista entre as TVs públicas. A TVE, emissora do Rio de Janeiro ligada à Presidência da República, decidiu declarar independência da programação da TV Cultura, mantida pelo governo do Estado de São Paulo.

A TVE prepara 25 novos programas, dos quais 22 jornalísticos, que devem estrear a partir de 10 de abril. Com isso, a TVE, que hoje tem 60% de sua programação gerada pela Cultura, passará a ter só 10% de programas da emissora paulista. Serão mantidos apenas uma faixa de programas infantis, das 14h às 16h, e o ?Roda Viva?.

A TVE terá também uma nova marca, Rede Brasil. A mudança põe abaixo um acordo entre 23 emissoras públicas e educativas de exibirem seis horas de programação comum, a maior parte gerada pela Cultura. A TV Nacional de Brasília e a TVE do Maranhão irão aderir à TVE do Rio. Acaba, assim, a RPTV, Rede Pública de Televisão, a rede nacional das emissoras públicas.

Fernando Barbosa Lima, presidente da TVE, diz que a mudança visa ampliar o público de sua emissora. ?A audiência está muito baixa. Não está havendo identificação do público do Rio com a programação que recebemos da Cultura. Vamos criar uma emissora mais carioca e jornalística, mas com espírito nacional?, diz.

A Cultura informou que, até as 18h de sexta-feira, não havia recebido informação oficial da TVE sobre a mudança."

Volta ao índice

Qualidade na TV ? texto anterior

Mande-nos seu comentário