Thursday, 29 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

CidadeBiz

GLOBO vs. SBT

"Globo processa SBT por plagiar ?Big Brother?, copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 29/10/01

"A estréia discreta de Casa dos Artistas neste domingo, no SBT, causou um enorme estardalhaço na Globo. O programa, mais um a seguir a fórmula do reality show holandês Big Brother, chegou a bater em audiência o Fantástico, apesar de não contar com divulgação prévia. A nova arma do canal de Silvio Santos na luta contra a hegemonia global, contudo, pode ter seus dias contados. A Rede Globo entrou nesta segunda com processo na Justiça contra o SBT, a quem acusa de plagiar o Big Brother, cujos direitos ela comprou em agosto.

?Mais uma vez somos vítimas de pirataria?, diz em nota oficial a Central Globo de Comunicação. No final, o texto faz referência a outro processo de plágio aberto e ganho pela Globo contra o SBT. A emissora paulista foi recentemente multada e impedida de levar ao ar um programa que seria bastante semelhante ao global Gente Inocente.

A diferença básica entre No Limite e Casa dos Artistas é que um tem como personagens pessoas comuns e desconhecidas, que competem entre si em provas ao ar livre, enquanto o outro reúne, em uma mansão, 12 famosos do cenário pop nacional. São eles: Alexandre Frota, Núbia Oliveira, Matheus Carrieri, Mari Alexandre, Leandro Lehart, Barbra Paz, Taiguara Nazareh, Alessandra Iscatena, Marco Mastronelli, Patrícia Coelho, Supla e Nana Gouvêa.

Os famosos foram trancafiados em uma casa de 5 milhões de dólares, onde são submetidos a regras e acompanhados por câmeras. A cada semana, um deles será eliminado. Além de divulgação, o vencedor leva um prêmio de 300.000 reais. A programação do SBT é de levar a final ao ar dia 16 de dezembro. Até lá, os artistas eliminados não poderão dar entrevistas nem aparecer na mídia. Ou, até lá, todos já saíram do ar.

De No Limite 3, cuja estréia aconteceu no domingo anterior, Casa dos Artistas não ganhou, mas por pouco. Das 22h45 às 23h32, o programa do SBT marcou 27 pontos no Ibope, contra os 31 do global ? cada ponto equivale a 44.000 domicílios na Grande São Paulo.

Casa dos Artistas representa uma ameaça à audiência de um programa pelo qual a Rede Globo pagou caro, até mesmo para que ele fosse somente seu. A clonagem de temas e programas na TV é ação corriqueira, e isto é sabido. O Velho Guerreiro Chacrinha já dizia, há anos, que ?na TV nada se cria, tudo se copia?."

***

"SBT rebate acusação da Globo com artilharia pesada", copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 30/10/01

"Nunca, em tempo algum, a Rede Globo foi tão pesadamente atacada como no episódio que ainda está em seus primeiros capítulos envolvendo de outro lado o SBT, do empresário Silvio Santos. A Globo entrou na Justiça segunda-feira acusando o SBT de plágio por ter posto no ar, na noite de domingo, um reality show, o Casa de Artistas, bem em cima do horário do No Limite 3, que voltava ao ar.

O show do SBT seria cópia do Big Brothers, produção holandesa cujos direitos foram comprados pela Globo. A resposta do SBT foi de uma ironia e violência como jamais se viu nos conflitos costumeiros entre as empresas brasileiras de comunicação.

?Não satisfeito em derrotar o índice de audiência da TV Globo durante todo o domingo, o SBT cometeu a leviandade de, pela primeira vez, derrotar o Fantástico, sem pedir as desculpas devidas a este pilar de moralidade e correção que é a TV Globo.?, diz nota distribuída esta terça pelo SBT.

?Por tudo isso, é justo que a Globo nos processe, ainda que seja por plágio de um programa que não está sequer produzido. Será plágio por adivinhação, por premonição. Tem razão a Globo de se dizer vítima do SBT e de suas práticas ilegais?, prossegue o comunicado.

Sob o título ?A indústria brasileira do entretenimento só pode crescer se a TV Globo deixar?, o texto da emissora não poupa agressões à rival. ?Afinal , por causa da acirrada, imoral e ilegal perseguição de que é vitima, a TV Globo ficou reduzida a apenas uma rede nacional de televisão, uma rede nacional de rádio, uma meia dúzia de jornais com que ainda não conseguiu eliminar a concorrência, inclusive um novo jornal em São Paulo que, como sabemos, não dispunha de um jornal com os elevados princípios éticos e morais do atual Diário de São Paulo.?

?Para não falarmos das empresas e empresários que lhe são afiliados, cada qual menos poderoso do que o outro, não tendo, em regra mais do que o jornal líder em cada Estado?.

?Tanto é assim que só possuem uma única empresa de televisão por satélite, distribuindo meros 60 canais, e umas poucas televisões por cabo com outro tanto de canais. Também na área editorial, a Globo não conseguiu ultrapassar umas duas dúzias de títulos nem conseguiu, até hoje, eliminar as demais gravadoras de discos com seu som livre.?

E dispara mais farpas: ?Vamos abreviar: tal é a perseguição que lhe é movida pelo insaciável SBT que a Globo ficou com a exclusividade apenas de todo o futebol brasileiro e das próximas duas Copas do Mundo. E tudo isso sem veículos que lhe acolha os anúncios, sem recursos para um marketing agressivo, obrigando-os a enormes prejuízos oferecendo brindes para quem lhes assine os veículos, modestos é verdade, apenas aparelhos de televisão ou passagens de avião para qualquer ponto do Brasil?.

?Tem razão a Globo, ao afirmar em sua nota, que ‘a indústria brasileira de entretenimento só pode crescer se for baseada no respeito à lei e em princípios morais’, que ‘a sociedade anseia por ética’. É verdade. Como sabemos, é altamente moral e ético pagar as multas e assumir os processos judiciais de autores sob contrato, para que o SBT não possa contar com um único escritor; é extremamente ético comprar eventos para não exibi-los; aliciar contratados apenas para desorganizar os concorrentes; como sabemos, é extremamente ético vender jornais à custa da desgraça de pais desesperados e de filhas seqüestradas. Tudo isto é altamente elogiável, é exemplar?.

Assinada pela diretoria da emissora, a nota termina assim: ?O SBT, enquanto a Globo não for o único veículo, o único empregador, não for o único poder, o Big Brother que anseia ser, dona da televisão que nos vigiará, até este dia, o SBT continuará trabalhando e derrotando, sem luxo e com modéstia, derrotando o poder, a riqueza e a prepotência, hoje disfarçados em moralistas?."

    
    
                     
Mande-nos seu comentário