Sunday, 25 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

Cláudia Croitor

CASA DOS ARTISTAS

"Supla é o queridinho do telespectador", copyright Folha de S. Paulo, 18/11/01

"?Eu tenho um argumento que o SBT pode usar para se defender da acusação de plágio da Globo: garanto que no ?Big Brother? holandês não há um Supla?. A frase é de um telespectador ilustre de ?Casa dos Artistas?, pelo visto, fã número um do roqueiro Supla: seu pai, o senador Eduardo Suplicy.

Queridinho da audiência e favorito para ganhar os R$ 300 mil no final do programa, Supla tem feito o senador achar tempo para estar diariamente em frente à TV às 21h. ?Silvio Santos não irá se arrepender se der um programa ao Supla no SBT. Ele tem mostrado que é engraçado, espontâneo e criativo?, diz Suplicy.

Mãe de Supla, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, também não poupa elogios à participação do filho. ?Ele está indo muito bem, mostrando que é um conciliador. E já conseguiu o que queria: divulgar seu CD?, disse Marta, por meio de sua assessoria.

Até mães de outros participantes do programa têm simpatizado com o roqueiro. ?Eu estava torcendo pelo Supla também, mas parei porque ele está brigando muito com meu filho?, diz Ana Lúcia Nazareth, mãe do ator Taiguara. Para Fernando Gouvêa, irmão da modelo Nana Gouvêa, que já recebeu votos para deixar a casa, o grande destaque que o cantor tem tido no programa pode ser prejudicial a ele. ?O Supla tem se destacado demais, isso pode fazer com que os outros votem para ele sair.?

O roqueiro faz sucesso até com quem não assiste à atração. ?Nunca consigo ver ?Casa?, mas leio tudo a respeito e estou adorando. Foi sensacional o Supla ter mostrado para o Silvio Santos o ?foda-se? escrito em seu braço. ?Casa dos Artistas? é um ato de guerrilha na TV?, diz o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa.

Já Nicéia Camargo, ex-mulher de Celso Pitta, prefeito de São Paulo antes de Marta, acha que o roqueiro está lá para garantir que ?Casa? não enfrente problemas com a prefeitura. ?Foi proposital a escolha do Supla. A casa é irregular, e ele está lá para assegurar que tudo saia bem, porque é filho da prefeita?, afirma. A ex-primeira-dama diz que vê o programa por ?curiosidade e falta de opção na TV?.

Fãs

Seja por qual motivo for, o que não falta para ?Casa dos Artistas? é telespectador, como tem mostrado o Ibope. A roqueira Rita Lee, por exemplo, é fã. ?Esses programas fazem sucesso porque nós, os sádicos, adoramos ver os coitados partindo para a porrada existencial.?

Para a socialite e apresentadora de TV Vera Loyola, ?Casa dos Artistas? serve como antiexemplo. ?Só vejo para saber aonde vão chegar. O Silvio Santos quer mostrar o que acontece quando as pessoas ficam desocupadas, sem trabalhar.?

Até a cabeleireira Elaine, que se tornou famosa ao vencer a primeira edição do ?No Limite?, da Globo, adora. ?Assisto sempre e morro de vontade de participar.? Elaine, aliás, torce por Supla."

***

"?Ameaçamos ir embora?, diz Mastronelli", copyright Folha de S. Paulo, 18/11/01

"O modelo, ator e agora cantor Marco Mastronelli foi o eliminado do último domingo, depois de criar antipatia com as mulheres da ?Casa? e com o público.

O que você achou de ter sido expulso por unanimidade pelo público?

Foi uma tática, eu queria muito sair, porque tenho de lançar meu CD. Eu mesmo armei isso, para as meninas e o público não gostarem de mim e me expulsarem. Tive de pagar meu preço.

O que você faria se ganhasse o prêmio?

Iria dividir com todo mundo lá. Ao sair da casa, em menos de dois dias já faturei quase o valor do prêmio [R$ 300 mil?.

Para quem você está torcendo?

Para o Alexandre Frota.

Vocês renegociaram mesmo o cachê?

Sim, no começo, quando soubemos que o Leandro Lehart ganhava muito mais que todos, ameaçamos abandonar a casa. Agora todos ganham o mesmo."

***

"?Mentiram sobre mim?, afirma Iscattena", copyright Folha de S. Paulo, 18/11/01

"Alessandra Iscattena, modelo e ex-ajudante de palco de Gugu foi a primeira a ser eliminada, no dia 4.

Quando você recebeu o convite para participar do programa?

Em junho, o Silvio disse que estava planejando um programa e queria que eu participasse. Mas só soube do que se tratava uns 20 dias antes da estréia.

Você achou justo Alexandre Frota ter saído e depois voltado à casa?

É justo, porque Silvio Santos acha que é bom. Eu concordo com ele, é para o bem do programa. E no manual de regras não havia nada sobre isso.

Se você pudesse, voltaria à ?Casa??

Se fosse um pedido do Silvio Santos ou do público, voltaria com certeza.

O que mais a chateou na sua expulsão?

As mentiras que falaram sobre mim.

Em quem você votou para sair?

Na Bárbara Paz. Mas nada pessoal."

"Casa dos Artistas", copyright Folha de S. Paulo, 17/11/01

"Parabenizo o texto escrito por Marcelo Rubens Paiva, publicado na Folha de 14 de novembro, sobre o programa ?Casa dos Artistas?, do SBT (?Programa é sensacional e honesto?, Ilustrada, pág. E4). Esclareço desde já que sou professora de língua estrangeira, ingressante em mestrado na Unicamp e familiarizada com leituras sobre filosofia, línguas, história, sociologia e educação. Esse meu ?pano de fundo? não me faz criticar e torcer o nariz para o programa; muito ao contrário, faz-me apreciá-lo, pelas qualidades que o Marcelo, inteligente e oportunamente, apontou no mesmo. Maria José Agostinho (São Paulo, SP)

Qual não foi a minha surpresa ao ler a análise de Marcelo Rubens Paiva referente à ?Casa dos Artistas?, do SBT? É deboche? Considerar que é a ?estrela do ano?, ?sensacional e honesto? ou ?não deturpa a verdade? é ingenuidade ou sarcasmo? Posso garantir que muitos ex-presos políticos não concordam com esse tipo de ?divisão de trabalho e lazer programado?. Não sou intelectual, mesmo assim não tenho interesse em fazer ?brotar o Alexandre Frota adormecido?. Marcelo Monteiro de Barros (São José dos Campos, SP)"