Monday, 24 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Como pautar a imprensa

DIRET?RIO ACAD?MICO

PROVÃO

Victor Gentilli

Foi só o ministro Paulo Renato Souza patrocinar um espetáculo que o tema do provão voltou ? pauta. Veja (n? 1692, 21/3/01) traz grande matéria com os 18 alunos campeões em cada curso submetido ao provão. Nenhuma referência ao campeão em Jornalismo.

Escrevo na manhã de segunda-feira, 19/3, antes do encontro do ministro com a dúzia e meia de bambambãns. Mas o gancho da reunião com o ministro permitiu trazer de volta o provão para a pauta, num ângulo de cobertura que esteve sempre disponível: o questionário sócio-econômico que todo estudante responde junto com a prova.

Tal questionário apresenta um diagnóstico de nossa juventude universitária carregado de novidades e surpresas. Em todos esses anos de existência do provão, os jornais ainda não puderam oferecer uma leitura cuidadosa e criteriosa das informações que este questionário oferece.

** O jovem que está hoje no ensino superior em sua maioria está realizando um sonho que seus pais não puderam realizar: 70% dos pais dos jovens universitários não alcançaram o ensino superior. No Jornalismo, a média é semelhante.

** Se os 18 melhores alunos identificados pelo provão se informam pela leitura dos jornais, o conjunto de universitários brasileiros se informa pela TV. Neste item, assim como na maioria dos demais, os estudantes de Jornalismo não diferem do conjunto dos universitários.

Talvez a maior diferença esteja na avaliação do próprio curso. Enquanto alunos da maior parte dos cursos afirmam uma certa satisfação com o que puderam aprender, a grande maioria dos alunos de Jornalismo afirma que tinha a expectativa de aprender mais na escola. O curso de Jornalismo está entre aqueles que mais desapontaram os estudantes, pela limitação dos conteúdos ministrados.

Neste aspecto, aliás, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) descobriu um dado muito interessante: os pontos fracos e as recomendações que os avaliadores do MEC fizeram quando da visita in loco nas escolas coincidem com as queixas dos estudantes apresentadas no questionário-pesquisa.

Estes dados serão apresentados no Seminário sobre o provão que o Inep está patrocinando com os coordenadores de cursos ? em 26 e 27 de abril, em Campo Grande (MS), antecedendo o 4o Forum Nacional dos Professores de Jornalismo.

Volta ao índice

Diret?rio Acad?mico ? próximo texto


Mande-nos seu comentário