Saturday, 14 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

Compromisso público à prova

BBC

O governo britânico ordenou à emissora pública BBC que faça uma revisão em seu canal de notícias 24 horas após ver os resultados de uma comissão independente encarregada de analisar a programação. Liderada pelo ex-editor do Financial Times Richard Lambert, a comissão afirmou que o formato do canal é muito parecido com o das rivais comerciais, o que não justificaria o financiamento público.

Apesar de reconhecer que a BBC presta uma contribuição valiosa ao público, sua administração precisa "ter um senso mais claro de direção", diz o relatório, e maior transparência na relação financeira entre os serviços subsidiados ? como o canal 24 horas ? e empreendimentos comerciais, como a BBC World. Segundo John Cassy [The Guardian, 6/12/02], a comissão sugere que a rede deveria ser avaliada por uma agência reguladora externa (a Ofcom), algo condenado pela diretoria.

Tessa Jowell, secretária da Cultura, Mídia e Esporte, pediu o parecer independente após parlamentares reclamarem do dinheiro público gasto num canal que seria assistido por um número pequeno de pessoas. Para as emissoras comerciais, o relatório reforçou as críticas que já estavam sendo feitas. Stuart Purvis, executivo-chefe da ITN, disse estar satisfeito com o trabalho de Lambert, que "identificou corretamente os problemas" da BBC News 24, como "a ausência de prestação de contas e a falta de transparência entre o canal e o serviço comercial de notícias".