Monday, 24 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Cuidados na cobertura

QUALIDADE NA TV

BBC E ELEIÇÕES

A BBC avisou a seus repórteres e produtores para estarem muito atentos às eleições gerais para o Parlamento Europeu. Em diretrizes divulgadas no dia 5 de março, a empresa disse que assuntos como Europa causaram cisões nos partidos e entre os partidos, e que todas as vertentes devem ser igualmente representadas.

De acordo com reportagem de Matt Wells [The Guardian, 6/3/01], a BBC tem sido duramente criticada por todos os lados pela cobertura de assuntos europeus. O programa Today, da Radio 4, tem ocupado a maior parte da artilharia contra a emissora. As diretrizes levam em conta, pela primeira vez, os problemas trazidos pela internet. Desde as últimas eleições, o serviço noticioso online da BBC experimentou gigantesca expansão. O equilíbrio nas transmissões também está sendo fortemente sublinhado pela emissora.

Produtores e editores também foram avisados sobre os perigos das pesquisas de opinião. Os resultados de uma pesquisa não devem jamais se tornar boletim noticioso, diz o texto, e a interpretação dos resultados pela organização que está divulgando a informação não deve se basear nesses dados. Deve-se tomar grande cuidado com a linguagem utilizada para reportar pesquisas políticas: "Sondagens ?sugerem?, e nunca ?provam? ou ?mostram?", diz o relatório da BBC.

Volta ao índice

Qualidade na TV ? próximo texto

Mande-nos seu comentário