Saturday, 22 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Debate na USP

MURAL

BRASIL RURAL

Já estão abertas no portal do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) <www.nead.gov.br> as inscrições para o evento "Brasil Rural na Virada do Milênio: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas".

Promovido pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o NEAD, o encontro será realizado nos dias 18 e 19 de abril, no Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Av. Professor Luciano Gualberto, 908, no Prédio FEA 5, na Cidade Universitária), da USP. A iniciativa visa propiciar um maior intercâmbio de visões e experiências entre profissionais, professores, jornalistas e estudantes universitários envolvidos com a temática.

A primeira mesa do evento "Brasil Rural ? A Visão dos Pesquisadores" fará uma leitura ampla sobre a evolução dos processos de mudança e adaptação da economia rural, a introdução de novos valores culturais e de atividades produtivas e as transformações sociais no campo. Sob a coordenação do professor José Eli da Veiga (USP), participam os professores Ricardo Abramovay (USP), José Francisco Graziano da Silva (Unicamp), Zander Navarro (UFRGS) e Alfredo Wagner (Grupo de Estudos Rurais e Urbanos).

O debate prossegue com os jornalistas Rolf Kuntz (O Estado de S. Paulo), Cláudio Emílio Cerri (revista Globo Rural), Ulisses Capozoli (Associação Brasileira de Jornalismo Científico, colaborador do Observatório da Imprensa) e Rogério Furtado (Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo) na mesa "Brasil Rural ? A Visão dos Jornalistas", coordenada do jornalista Jair Borin, chefe do Departamento de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

O evento conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CNDRS) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Programação

O Brasil não conhece o Brasil. Isso é mais verdade ainda quando se trata do Brasil Rural. A visão que se tem do que podemos chamar de Brasil Rural foi formada por um conjunto de imagens forjadas a partir de valorização do urbano.

Até mesmo indicadores divulgados como científicos podem ter sofrido essa interferência, fazendo incorporar à cidade atividades e populações que são rurais e permanecem assim. Valores, cultura, economia, produção, atividades sociais e econômicas, relações humanas com o meio ambiente, multifuncionalidade da atividade rural, desenvolvimento local, pobreza e migrações, são elementos de uma vasta temática que será tratada neste encontro de pesquisadores com os profissionais da comunicação.

"Brasil Rural na Virada do Milênio" cria a oportunidade para o intercâmbio de visões e experiências que podem nos ajudar a conhecer melhor o Brasil.

18 de abril

9h ? Mesa 1: Brasil Rural ? A Visão dos Pesquisadores

Quem tem estudado o Brasil Rural e se debruçado sobre estatísticas, investigado aspectos particulares do Brasil Rural, acompanhado a evolução de variados processos de mudança e adaptação da economia rural, as rápidas transformações sociais do campo, a introdução de novos valores culturais e atividades produtivas estará apresentando o resultado dessa experiência, cotejando-a com a idéia que se divulga sobre o Brasil Rural e debatendo os resultados desse embate.

Debatedores:

Ricardo Abramovay ? Universidade de São Paulo

José Francisco Graziano da Silva ? Universidade Estadual de Campinas

Zander Navarro ? Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alfredo Wagner ? Grupo de Estudos Rurais e Urbanos

Coordenador: José Eli da Veiga ? Universidade de São Paulo

14h ? Mesa 2: Brasil Rural ? A visão dos Jornalistas

Outro ponto de vista importante ao debate é o do produtor da informação, que vive sob condicionantes próprias e acaba estabelecendo relações entre fatos e processos de forma diferente das conclusões tratadas pelos pesquisadores. Os jornalistas, por outro lado, estabelecem certas relações com o público que podem ajudar os pesquisadores a descortinar novos caminhos de investigação.

Debatedores:

Rolf Kuntz ? Jornal O Estado de S. Paulo

Rogério Furtado ? Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e Associação Brasileira de Agribusiness

Cláudio Emilio Cerri ? Revista Globo Rural

Ulisses Capozoli ? Associação Brasileira de Jornalismo Científico, colaborador do OI

Coordenador: Jair Borin ? Universidade de São Paulo

19 de abril

9h ? Brasil Rural ? Debate sobre a Contribuição de Pesquisadores e Jornalistas

O confronto de idéias, as semelhanças, o que une e afasta, são elementos de um diálogo que se estabelecerá a partir da organização sintética das conclusões das apresentações anteriores. O que se tem de novo, quais são as tendências do Brasil Rural. Como manter o diálogo entre a pesquisa e o jornalismo.

12h ? Encerramento

Mesa:

Raul Jungmann ? Ministro do Desenvolvimento Agrário ? MDA

Jacques Marcovitch ? Reitor da Universidade de São Paulo ? USP

Juarez Rubens Brandão Lopes ? Coordenador-geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural ? NEAD

Secretaria do evento

Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural ? NEAD

Home page: <www.nead.gov.br>

Tel.: (61) 328 8661

Fax: (61) 328 8661 ramal 216

Volta ao índice

Mural ? próximo texto

Mande-nos seu comentário