Wednesday, 29 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Inscrições para pós-graduação em Jornalismo Científico

OFJOR CI?NCIA

OfJor Ciência 2000 ? Oficina OnLine de Jornalismo Científico é uma iniciativa do Observatório da Imprensa, Labjor e Uniemp.

LABJOR

O Curso de Especialização em Jornalismo Científico é um programa de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 360 horas/aula e duração de três semestres letivos. As aulas serão às segundas-feiras, das 9h às 17h30, com início em 12 de março de 2001. São oferecidas 30 vagas. O curso é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências (IG) e do Departamento de Multimeios (DMM), do Instituto de Artes (IA), da Unicamp. Destina-se à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e institutos de pesquisas, procurando, desse modo, contribuir para incentivar a produção de matérias de divulgação científica para a mídia impressa, radiofônica, televisiva e Internet.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

As disciplinas do programa são Introdução às Técnicas de Reportagem, Entrevistas e Redação Jornalística; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Seminários de Ciência e Cultura; Instituições e Políticas de Ciência e Tecnologia; Oficina de Multimeios; Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia; Fontes de Informação em Ciência e Tecnologia; Ética na Ciência e no Jornalismo; Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia; e Oficina de Jornalismo Científico.

Normas de Inscrição

Período: 6 de novembro de 2000 à 5 de janeiro de 2001

Documentação necessária

  • Cópia do documento de identidade
  • Cópia do diploma de graduação
  • Curriculum Vitae
  • Ficha de Inscrição
  • Texto de autoria do candidato (máximo de 3 laudas) sobre o papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento nacional

Seleção

Convocação dos pré-selecionados: 05 de fevereiro de 2001

Prova escrita de redação e de inglês: 12 de fevereiro de 2001

Entrevista com os candidatos: 13 de fevereiro de 2001

Divulgação do resultado final: 14 de fevereiro de 2001

Avisos importantes

A ficha de inscrição deverá ser impressa, peenchida, assinada e encaminhada, juntamente com toda documentação solicitada, via correio ( por SEDEX) ou pessoalmente, para o Labjor.

Não serão aceitas inscrições posteriores à data-limite estabelecida. As documentações encaminhadas via correio serão consideradas pela data de postagem.

A prova escrita consistirá em um artigo sobre tema relacionado a Ciência e Tecnologia e será realizada em microcomputador, utilizando o programa Word for Windows (versão 6.0 ou mais atual).

Equipe docente

Adilson José Ruiz ? cineasta, doutor em Artes/Cinema ECA-USP, professor do Departamento de Multimeios/Unicamp.

Amarildo Carnicel ? jornalista, professor de Planejamento Gráfico da PUC-Campinas, pesquisador no Centro de Memória da Unicamp.

Carlos Vogt ? lingüista, doutor em Ciências Humanas, professor titular convidado da Unicamp, coordenador do Labjor.

Eni Orlandi ? lingüista, doutora em Lingüística, professora titular do IEL/Unicamp e coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos.

Fernando Cury de Tacca ? cientista social, doutor em Antropologia Social pela USP, professor do Departamento de Multimeios/Unicamp.

Graça Caldas ? jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora do pós-graduação em Comunicação da UMESP.

Isaac Epstein ? engenheiro, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, coordenador do Projeto Comsalud (OPAS/OMS).

Léa Velho ? engenheira, doutora em Ciências pela Universidade de Sussex (Inglaterra), professora livre-docente do IG/Unicamp.

Renato Peixoto Dagnino ? engenheiro, doutor pela Unicamp, professor titular do IG/Unicamp.

Renato Sabbatini ? biólogo, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, coordenador do Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp.

Sérgio Salles Filho ? engenheiro, doutor pela Unicamp, professor livre-docente do IG/Unicamp.

Sérgio Queiroz ? engenheiro, bacharel em Filosofia pela USP, doutor em Economia pelo IE/Unicamp, professor do IG/Unicamp.

Vera R. T. Camargo ? comunicóloga, doutora em Comunicação pela UMESP, pesquisadora do Labjor – Nudecri/Unicamp.

Volta ao índice

Mande-nos seu comentário