Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Laura Mattos

CASA DOS ARTISTAS

"?Casa dos Artistas?, versão do SBT para o ?reality show?, empata por 2 minutos com ?O Clone?", copyright Folha de S. Paulo, 14/11/01

"?Big Brother?, centro da disputa judicial entre Globo e SBT, não é ?só? capaz de causar um dos maiores conflitos da TV brasileira. Graças ao fenômeno, a Endemol, criadora do ?reality show?, teve um crescimento de 73,4% em seu faturamento no primeiro semestre deste ano, em plena crise do mercado de entretenimento.

A empresa holandesa, que faz parte do grupo espanhol Telefónica desde 2000, faturou, no ano passado, o equivalente a R$ 1,4 bilhão. Nos primeiros seis meses de 2001, o faturamento corresponde a cerca de R$ 1 bilhão.

Formada em 94, da união das produtoras de Joo van den Ende e John de Mol (daí o nome), a Endemol tem hoje filiais e parceiros em mais de 20 países. No ano passado, produziu cerca de 300 programas, ficando cerca de 14 mil horas no ar em vários países.

Hoje há aproximadamente 500 atrações em seu ?catálogo? de produtos para a TV e outras áreas do entretenimento (detém, por exemplo, os direitos de produção do ?Holiday on Ice?). ?Big Brother? e outros ?reality shows? famosos equivalem a apenas 20% do que é vendido pela empresa.

Mas, pelo sucesso mundial, ?Big Brother?, que confina pessoas numa casa, é seu carro-chefe. Foi o que atraiu a TV Globo para uma parceria, selada em agosto.

O acordo, porém, não se resume à produção da versão brasileira do ?reality show?. Se fosse assim, o negócio já estaria ameaçado, já que o SBT lançou antes ?Casa dos Artistas?, um ?Big Brother? com famosos que chega a deixar a Globo em segundo lugar na audiência (leia à pág. E4). A Endemol deverá ser parceira da emissora brasileira na criação de um novo canal, voltado ao público jovem.

Outro investimento da holandesa que interessa à Globo é o desenvolvimento de programação interativa. Quer usar o ?know how? dos parceiros para ser pioneira nessa tecnologia quando a TV digital, que possibilita a interatividade, chegar ao Brasil."

"Programa é sensacional e honesto", copyright Folha de S. Paulo, 14/11/01

"?Estou de olho em você, Silvio?, disse Supla no último domingo, no link ao vivo do SBT. Supla e os telespectadores, a concorrência, a crítica, o mercado publicitário e a mídia estão de olho em Silvio (Santos). ?Casa dos Artistas? é a estrela do ano. Não se fala de outra coisa. O programa é sensacional e honesto.

Não explora deficiências alheias, não deturpa a verdade, não oferece sopa de minhocas, não exibe operação de mudança de sexo nem martela o jargão sensacionalista. Na semana passada, na mesa de um bar, até ex-presos políticos comentavam o programa e davam a receita para o convívio forçado: divisão de trabalho e lazer programado.

Há aqueles que reclamam do nível intelectual dos participantes, cuja maioria tem na carteira de trabalho o trinômio ?modelo-manequim-atriz?. Eu também acharia bem mais interessante a ?Casa dos Intelectuais?.

Porém seria meio entediante vê-los sentados lendo. E, sinceramente, com a mistura de tédio e prisão, os intelectuais não estariam com o tempo conspirando contra os outros, reclamando daquele que não lava a louça?

Eu daria uma semana para os intelectuais brotarem o Alexandre Frota adormecido em cada um. ?Casa dos Artistas? é um exemplo que transcende as normas da dramaturgia. O enredo já foi explorado antes. Mas não é preciso construir personagens. Os atores, brutos, são como eles são, suas defesas são desarmadas com o tempo e as neuroses individuais explodem. Os conflitos surgem sem a necessidade de um autor.

A linguagem, tipo assim, é a da parada da galera: coloquial. Deus não é máquina, e, diariamente, há peripécias e revelações que nascem espontaneamente."