Monday, 16 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

Matérias idênticas

VENEZUELA

A greve convocada por opositores do presidente Hugo Chávez mereceu cobertura interessante de dois grandes jornais americanos, New York Times e Los Angeles Times, conta Dan Feder [Narco News, 12/02/02]. No dia 10/12, os dois publicaram despachos ? o primeiro, assinado por Juan Forero, o segundo, por T. Christian Miller ? que falavam das dificuldades enfrentadas por pequenos empresários ao manter as lojas fechadas em plena época de Natal, sacrificando-se para depor o "odiado" líder da Venezuela. O problema é que as semelhanças não se limitavam à pauta.

As duas matérias foram feitas na cidade de El Hatillo e tinham citações parecidas dos mesmos entrevistados: o gerente de uma feira de arte local, a proprietária de uma loja de móveis e um economista de Harvard. Dan Feder lista algumas possíveis explicações para tamanha coincidência ? seriam Miller e Forero a mesma pessoa? Ou há apenas dois empresários em El Hatillo? E conclui que as opções mais plausíveis são: ou os dois repórteres pesquisaram e escreveram a matéria juntos ou alguém da oposição organizou a excursão para entrevistar os empresários e o acadêmico (ou, mesmo, uma combinação das duas).

Feder nota que, na matéria de Miller, descobre-se que Ricardo Haussmann, o tal "economista de Harvard", é também ex-ministro de Planejamento da Venezuela, ou seja, dificilmente uma fonte que possa fornecer análise independente da situação de Chávez. Além disso, o jornalista revela que El Hatillo, a 45 minutos de Caracas, é um refúgio de ricos desde os tempos coloniais, cujas lojas atendem apenas os 5% mais ricos da população. "Interessante que eles tenham tido que viajar até El Hatillo para encontrar provas de uma ?greve?", comenta o autor.