Monday, 20 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Os desdentados da Globo

Edição de Marinilda Carvalho

Casa nova, solidariedade, boa transição, ótima recepção.

O que se pode querer mais? O sumiço dos velhos problemas?

Nem casas novas têm esse poder. Os leitores trazem queixas variadas, mas conhecidas: os olhos preconceituosos do diretor de imagens da Globo procurando desdentados no Nordeste; a censura que reapareceu na Cultura FM, em Brasília; uma nova campanha publicitária de universidade do DF ? que conseguiu ser mais desrespeitosa que a outra, já tratada aqui no Observatório.

Uma carta põe uma pulga atrás da orelha: por que o Afeganistão entrou de repente na berlinda? O leitor Augusto Stiel Neto provoca: algum problema estratégico o Talibã está aprontando para EUA e Europa, autodenominados defensores da civilização e da democracia (vide Kosovo)… "Quem mais poderia orquestrar esse súbito interesse pelas regras dos bons costumes ?universais??", pergunta ele. Como a mídia não está aqui para esclarecer, é bom pesquisar.

Mas viva o otimismo. Bom iG para todos nós!

Quando um empregado, por exemplo um segurança, volta-se contra o patrão e toma sua casa, tiranizando a família do patrão, provavelmente vai se revoltar e tentar retomar o poder, ou não? Quando militares, teoricamente servidores do povo, se rebelam contra um governo democraticamente eleito não estariam cometendo alta traição e merecendo uma revolta por parte do povo? Pena que a pobreza gere tanta ignorância e falta de espírito-cidadão na América Latina. Os fulanos e sicranos, Maiers em geral, se fossem mais bem informados entenderiam melhor a história e talvez se revoltassem mais contra coisas como miséria, ignorância, corrupção, traições…

José Afonso R. Queiroz jarq@uai.com.br

 


Continuação do Caderno do Leitor

Use o e-mail para nos mandar sua contribuição

Para garantir a publicação de sua correspondência, use correio eletrônico. Críticas e denúncias contra veículos de comunicação citados nominalmente serão submetidas aos mesmos, para que tenham oportunidade de resposta simultânea à publicação da crítica ou denúncia.