Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Revista do Teatro do Oprimido

METAXIS

O Teatro do Oprimido, que já chega a 70 países, lançou na segunda-feira, no Rio e em São Paulo, a revista bilíngüe Metaxis. Em Porto Alegre o lançamento fará parte dos eventos do Fórum Social Mundial, em janeiro.

Segundo o release do projeto, Metaxis é uma palavra grega que designava, em Platão, o possível trânsito entre o mundo das idéias e o mundo da realidade. Aplicada ao Teatro do Oprimido, indica a capacidade do espectador de transgredir o ritual teatral convencional, penetrar na Imagem (a cena ou a peça) e transformá-la. "O espectador é, ao mesmo tempo, inteiramente o personagem e inteiramente ele mesmo. Sabemos que o ato de transformar é transformador."

O dramaturgo Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido, aproveitou o evento para lançar a campanha "Dê uma mãozinha à casa do CTO", para reforma da sede do teatro, a Fábrica de Teatro Popular, na Avenida Mem de Sá, 31, Lapa, Rio de Janeiro. Quem comprar um kit de divulgação do CTO (Centro de Teatro do Oprimido), com camisas, pins, adesivos, ímãs de geladeira e canetas, terá direito a deixar sua mão gravada em tinta colorida, com assinatura, numa tela de pano que será fixada na "Parede da Fama" do casarão.

Mais informações no site do CTO, <www.ctorio.com.br>, ou pelos e-mails de Augusto Boal <augustoboal@uol.com.br> e Irene Gurgel <irenegurgel@ig.com.br>.