Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Paulo Rogério

“‘O jornalista tem por obrigação ser inteligente durante pelo menos o seu horário profissional’ Lago Burnett, jornalista e escritor

Fortaleza tem no trânsito um dos seus maiores problemas urbano que coloca o tema em constante debate no jornal. O POVO mostrou bem esse cenário em uma série de matérias nas edições de segunda, terça e quarta-feira. Tudo quase perfeito, não fosse o mau exemplo dado pelo próprio jornal. Enquanto o primeiro caderno debatia uma suposta ‘indústria da multa’ a contracapa do caderno Veículos estampou foto de um carro entregue para avaliação da editoria estacionado sobre o novo calçadão da Praia de Iracema.

Uma infração grave, com multa de R$ 127,39. ‘Que espécie de matéria é essa que comete tamanho absurdo?’ observou o leitor Luciano Ferraz Alencar. Ele está certo. Antes de apontar os erros dos outros, o jornal deve orientar seus profissionais a não cometerem os mesmos erros de falta de educação. E isso em uma publicação especializada para…motoristas.

Faltou atitude

Muitas vezes um mesmo assunto chega às Redações no mesmo instante de diversas formas. Aos editores cabe a missão de buscar um diferencial que possa interessar seu público, dando um olhar próprio. Esse ‘olhar diferenciado’ de pautar as matérias é uma das características do O POVO. Um DNA que sofreu avarias em dois momentos essa semana.

Primeiro no dia 10 quando o jornal apenas mostrou, em Radar, dados obtidos em pesquisa sobre a sucessão em Fortaleza. Não houve qualquer análise. Não se foi adiante do relatório. Isso só aconteceu no dia seguinte, em Política, 24 horas depois que o concorrente já havia produzido bom material. É bom lembrar que a pesquisa foi disponibilizada para os três jornais locais no mesmo dia.

A mesma falta de senso crítico caracterizou a matéria ‘97% das obras do Centro de Eventos estão prontas’ publicada em Economia, na edição do dia 11. O jornal só ouviu um lado da história – a Secretaria de Turismo do Estado – e acabou engolindo a agenda positiva que o Governo queria divulgar. Se tivesse olhado pela janela e mostrado atitude indagadora teria observado o que o concorrente enxergou na rua: as obras de acesso estão atrasadas, o projeto foi modificado e nem tudo é tão ‘grandioso’ como foi vendido.

Avisos inconstantes

A coluna do José Simão, um dos principais pontos de leitura do Vida & Arte, simplesmente sumiu do jornal após o dia 4 de maio. Teria ele exagerado no colírio alucinógeno? O fato é que o leitor teve que se contentar durante a semana com pequenos avisos, inconstantes, da não publicação da coluna. O leitor Frederico Portela nem percebeu. ‘Não houve explicação ou justificativa. Merecemos satisfação’. Sumiço semelhante afetou a coluna de Ruy Lima que saia às quintas-feiras.

Segundo a chefia de redação há problemas operacionais – não especificou quais – com a Folhapress, a agência que disponibiliza a coluna do José Simão. A coluna só volta em junho, após as férias do titular e se o problema for resolvido. Já Ruy Lima, de acordo com a chefia, decidiu não mais escrever para o Vida & Arte. O nome dele, entretanto, continua como integrante do time de colunistas do O POVO Online. O último texto foi postado há dois meses.

ESQUECIDO PELA MÍDIA: Como anda o controle armas depositadas nos fóruns do Interior?

FOMOS BEM

FUTEBOL

Cobertura conseguiu detectar até venda ilegal de cortesias na decisão do Estadual 2012.

FOMOS MAL

CONFUSÃO Jornal anunciou prisão que ainda não havia sido decretada pela Justiça.”